segunda-feira, 1 de março de 2010

O casamento

Até alguns poucos anos atrás, eu acho que era a pessoa mais arredia do mundo quanto a casamento: um ritual tradicional, religioso em essência, sem sentido e totalmente inútil. Eu não só me recusava a participar,como tinha uma certa repulsa de todas as pessoas que tinham este estranho sonho.

Não acho que a assinatura de um contrato, ou a benção de deus (que eu nem acredito existir) sejam capazes de garantir amor eterno entre as partes. Também acho vestido de noiva a coisa mais feia que uma mulher pode usar (vocês até podem me odiar por isso, mas é minha opinião). Aqueles cabelos esculturais então, são capazes de transformar em tribufu uma beldade. Homens vestidos de terno e gravata em um país tropical, ritual de fotos...

Mas, conforme o tempo passa, acho que a carne vai sendo amaciada, e vamos ficando um pouco mais tolerantes. Você aceita ir ao casamento dos seus amigos, aceita ser padrinho, e com o tempo, começa até a cogitar a possibilidade de casar você mesmo.

Aceitei fazer meu noivado, principalmente porque a cerimônia é um tanto quanto informal. Um churrasco, com alguns grandes amigos. Deu uma trabalheira danada, e eu sinceramente nem sabia se seria algo tão prazeroso assim.

Mas, se eu soubesse que era algo tão bom, já teria me preocupado muito antes. Acredito que até hoje, tenha sido aquele o melhor dia da minha vida. Estavam todos os meus grandes amigos, aqueles que me acompanharam e me ajudaram a minha vida toda, meus familiares mais importantes, os amigos da Vanessa, os familiares dela. Todos muito felizes. Nós dois, muito mais. Tive a chance de ver todo aquele passado negro ir embora de uma vez, de compartilhar com todas as pessoas que estiveram comigo, a grande alegria de ter ao meu lado uma pessoa especial, a mais especial. Tive a chance de dividir com todas as pessoas que presenciaram minha tristeza, o meu grande momento, a minha grande felicidade.

Foi algo que não se pode descrever em palavras. Mas me fez ver que não é bem o símbolo tradicional que conta, e sim a felicidade de ter algo especial com uma pessoa que faz toda a diferença na sua vida, e com todas as pessoas que fizeram a diferença para você. A alegria do momento não tem preço.

E assim decido que quero casar. Não me importo se vai ser uma festa elegante, nem se teremos fartura, almoço. Não me importo em casar em sítio, nem num salão (só não quero de modo algum igreja! Blargh!). Pode ser com qualquer roupa (mas ficaria imensamente feliz se ela não casasse de branco, nem estragasse seu cabelo com aqueles penteados horríveis). Não me importo com muita coisa.

Apenas viver este momento, onde você vê a grande vitória, depois de tanta luta, de tanto esforço, e de certo modo, de tanto sofrimento. E é isso o que faz o casamento ser algo tão especial. Pena que muitas pessoas o estragam com a intolerância e a impaciência.

Um comentário:

  1. Bem, como um cara casado há mais de 2 anos, e com um relacionamento muito próximo que tenho com minha esposa, eu te falo que casar, foi muito mais que apenas um documento, foi ver a felicidades suprema nos olhos da Rachel, foi vê-la chorar de tanta emoção ao ter que discursar, foi um momento mágico que ficará guardado para sempre em meu coração, na minha alma e na minha mente, com todas as dificuldades que surgiram faltando duas semanas para o casamento, quando eu tive a feliz idéia de pular e quebrar o 5º metatarso do pé direito (nunca esquecerei) e ainda assim, ela trabalhou dobrado, para que tudo estivesse como ela sonhava e depois ainda ver que ela com a determinação dela e o grande amor, conseguiu fazer uma festa maravilhosa e ainda se manter perto de mim para me apoiar no momento difícil, por isso eu falo que conhecer a Rachel foi a melhor coisa que fiz na minha vida e casar foi um capítulo especial dessa história de tantos anos que será eterna, pois tenho minha alma gêmea comigo.

    Felicidades casal 20, vocês mercem! Acho que você tem que incentivar tudo que ela queira, pois é o momento da mulher, casar de branco, arrumar o cabelo, é tudo de bom para elas, a Rachel ficou ainda mais maravilhosa e isso te deixa feliz por vê-la satisfeita com o resultado.

    ResponderExcluir