domingo, 21 de março de 2010

Ser feliz só depende de você

A notícia de que um homem conhecido matou a ex esposa e se matou com uma arma, entre o natal e o fim de ano abalou profundamente várias pessoas. Minha noiva ficou abalada por um longo tempo, assim como a família dela. A família deste homem e da ex esposa estão arrasadas. Provavelmente se perguntarão sobre este fato pelo resto de suas vidas. Acho que este é o tipo de ferida que jamais irá fechar.

E este fato me fez pensar muito. Muito. Muito. O passado vem à cabeça quando ficamos sabendo de uma coisa dessas. O sofrimento que todo mundo passa quando alguém da família tenta se matar. O quanto isso afeta suas mentes e os deixa perturbados por muito tempo. E o quanto esta é a maior cagada que uma pessoa pode cometer.

Sinceramente, sou capaz de entender as razões que levam uma pessoa a não crer mais na vida. Dá pra entender que tem coisas que derrubam demais. Algumas pessoas são muito fortes, outras são fracas demais, e alguns poucos golpes são capazes de afetar demais. Mas hoje da pra perceber que, de uma forma ou de outra, a felicidade depende de cada um de nós.

Olhando pra trás, eu percebo que, assim como qualquer ser humano no mundo, eu sofri pra cacete. Não mais que ninguém, e não menos que ninguém. Todos passamos por coisas terríveis na vida: pobreza, falta de saúde, perde de entes queridos, dificuldades emocionais, etc. Não há um único ser humano no planeta que não tenham passado por coisas terríveis na vida. Se houver, eu realmente gostaria de conhecer e saber o segredo.

E tem algumas rasteiras que fazem agente cair e se quebrar todo. E dói, como dói. Tem vezes que parece que agente não vai levantar nunca mais. Tem feridas que demoram muito para estancarem.

Mas depois de algumas experiências na vida, você começa a perceber que a palavra “eterno” não tem qualquer significado. Nada é eterno. Nem sequer podemos ter certeza que temos uma alma. As coisas mudam, assim como as pessoas. Sua vida passa por vários fatores que fazem com que tudo seja diferente de um momento para outro.

Quantos obstáculos enfrentamos na vida? Alguns deles são necessários, outros são colocados por algumas pessoas sem qualquer razão, e uma boa parte deles nós mesmos inventamos. Assim é a vida.

Mas o fato é que o tempo todo nós temos oportunidade de escolhermos o caminho que iremos traçar. O tempo todo. E muitas vezes escolhemos errado: trocamos um emprego bom por um ruim; alugamos uma casa ruim; compramos aparelhos que não prestam; fazemos amizades com pessoas de má índole; namoramos com pessoas que só nos levam para o fundo; nos preocupamos demais com parentes que querem nos ver pelas costas; votamos em caras que deixam as coisas ainda piores.

O que algumas pessoas não conseguem enxergar é que exatamente não será eterno. Você pode arrumar outro emprego, se afastar das pessoas que te machucam, terminar seu namoro, mudar de casa, etc. Você pode, a qualquer momento, mudar o rumo da sua vida. Sempre.

Algumas vezes agente é obrigado a enfrentar alguma situação que não escolhemos. Como por exemplo quando levamos aquele lindo pé na bunda de quem amamos. Porra cara, isso dói pra cacete! De todas as dores, acho que essa deve ser a mais desesperadora. Agente tem aquela sensação de que o planeta inteiro está passando por um terremoto devastador, que estamos dentro de um prédio sendo implodido. Essa agonia dura algumas semanas, talvez alguns meses. Mas a vida continua, como continua para todo mundo. Você irá encontrar outras pessoas, se apaixonar de novo, viver novas emoções, e talvez até tomar alguns pés a mais. Não tem como mudar isso. O negócio é tentar escolher melhor das próximas vezes.

Acho que neste ponto posso dizer que o exemplo do nosso presidente Lula é válido: nunca desistir. A vida é feita de tentativas e erros. Depois de algumas falhas sucessivas, agente quase enlouquece. Tudo bem, gritar e falar alguns palavrões fazem bem sim. Mas você terá novas oportunidades enquanto viver.

O fato é que temos o tempo todo a oportunidade de mudarmos o rumo de nossas vidas. Em todos os momentos temos a chance de escolhermos dar a volta por cima. O tempo todo temos a oportunidade de corrigirmos nossos erros. Sempre. Se você se preocupa com riqueza, poder e essas babaquices, provavelmente será mais difícil você ser feliz, porque essas coisas são bem complicadas de se conseguir, e geralmente agente precisa ferrar os outros para chegar lá. Mas, se você é como eu, o tipo de pessoa que quer as coisas simples da vida, que quer ser feliz ao lado de grande pessoas, com amizades verdadeiras, amor verdadeiro, aí você não tem que se preocupar em agarrar a oportunidade quando ela passar por você, porque ela estará ao seu lado o tempo todo. Exigirá muitos sacrifícios, e você terá mesmo que escolher algumas coisas, abrindo mão de algo em alguns momentos. Mas no final vai valer a pena.

Então, pare de culpar o mundo pelo seu sofrimento. Pare de amaldiçoar a sorte. E principalmente, pare de se considerar um perdedor fracassado. Eu já passei por isso, sei que é difícil, mas você pode mudar. Todos podemos. Ser feliz só depende de você, e todos temos o poder, assim como o direito, de atingir a felicidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário