segunda-feira, 22 de março de 2010

Os grandes amigos

Eu cresci ouvindo que na vida os amigos só servem par os momentos de diversão, que na hora que mais precisássemos eles seriam os primeiros a sumir, e ficaríamos na mão. Cresci sendo aconselhado a não dar tanta importância assim para os amigos. Por sorte não ouvi tais conselhos.

Nos momentos mais terríveis da minha vida, eu tive algumas pessoas que realmente souberam estar ao meu lado, e de uma certa forma, me fizeram sair do fundo do poço. Alguns deles, como eu costumo dizer, me carregaram quando eu não queria mais andar. Foram poucos, é verdade. Mas foram amigos verdadeiros, caras que eu escolhi, e que me escolheram, para serem irmãos ao longo da vida. Pessoas que jamais precisariam fazer qualquer coisa por mim, mas mesmo assim fizeram, e me ajudaram demais.

Ao longo de vinte anos, posso dizer que tenho quatro amigos que dá pra considerar como irmãos, aqueles caras que você é capaz de dividir momentos incríveis juntos. Igor, André, Nivaldo e Rignaldo. Quatro caras incríveis, daquele tipo de pessoas que praticamente não existe mais.

O Igor, em especial, foi incrível ao longo da minha vida. Esteve ao meu lado no pior momento da minha vida, e chegou até mesmo a arrumar uma tremenda briga com a própria família para me ajudar. Quem faz uma coisa dessas hoje em dia?

Ainda tive mais sorte na vida, e desta vez foi aquele tipo de coisa que não acontece com quase ninguém. Fiz uma amizade incrível com a família da minha ex namorada, a que me causou mais problemas e me deixou mais no fundo. Depois dela ter mentido pra mim e afundando ainda mais a minha vida, algumas de suas tias, incrível e surpreendentemente, devo dizer, ficaram do meu lado. Elas me deram um apoio impressionante. Chegaram até mesmo a me dar algumas broncas por correr atrás daquela garota. Duas, em especial, foram imprescindíveis para que eu pudesse me recuperar: a Geni e a Iranides. Como essas duas mulheres me ajudaram na vida. E o normal seria elas terem ficado ao lado dela, como qualquer um poderia esperar. Mas não fizeram. Logicamente também tentaram ajudar a garota , deram força, como qualquer pessoa da família faria, e como fazem até hoje. Mas, mesmo assim, me apoiaram incondicionalmente.

Se existe algum tesouro na vida, que devemos guardar com todo cuidado do mundo, este tesouro são os amigos verdadeiros. São poucos ao longo da vida, mas valem mais do que qualquer coisa. E quem tem sabe o quão árduo é para se conquistar uma amizade verdadeira. Você tem que ser um grande amigo para ter um grande amigo. E conquistar a confiança de alguém é uma dureza. Mas vale a pena.

E, logicamente, alguns parentes são mais do que parentes, são amigos. São o que podemos chamar de família, família de verdade. Aquelas pessoas que arrancam a pele para te ajudar. E agente pode dizer que, mesmo na família, às vezes da pra contar nos dedos das mãos os familiares assim. Não significa que os outros membros da família sejam menos importantes, não gostem da gente, etc. Mas, provavelmente por terem objetos e rotinas diferentes, acabam se distanciando um pouco, e a amizade fica um pouco mais fria.

Acho que posso considerar, da minha família, que tenho três grandes amigos, pessoas em que posso confiar em qualquer momento. O primeiro deles, é o meu pai. E é engraçado que foi uma relação bem turbulenta ao longo da minha vida, por motivos já citados. Eu demorei mais de vinte anos para vê-lo desta maneira, e hoje eu o acho um cara incrível. Tudo o que acontece de novo na minha vida eu sinto vontade de falar primeiro para ele. E vejo que em tudo o que ele pode ele me ajuda.

Os outros dois são os meus avós, pais do meu pai. São duas pessoas que boa parte da família critica por vários motivos. Acho que são as pessoas mais injustiçadas da família Tudo bem, meu avô tem um gênio desgraçado, e minha avó é o tipo de pessoa que fala até te convencer do que ela quer. Mas isso não ofusca de maneira alguma o brilho deste casal. Os dois cederam uma casa inteira para os filhos criarem as famílias, vivendo no interior com um salário mínimo, para que os filhos não tivessem que pagar aluguel. Sempre que possível ajudavam no que podiam, e ainda querem deixar as casas que têm, conquistadas com muito sacrifício, para cada filho. Da minha família, posso dizer que foram as duas pessoas, únicos, que não viraram as costas pra mim quando eu precisei. E, para minha surpresa, nos momentos mais tensos, em que eu brigava com meio mundo, foram os mais ponderados, e que fizeram de tudo para que eu encerrasse os meus conflitos com qualquer membro da família. A admiração que eu sinto por eles não pode ser descrita em palavras.

E minha mais nova amiga, e provavelmente hoje, a melhor de todas, é a minha noiva. Uma mulher mais do que especial, que acompanha cada pequeno momento, está ao meu lado em todos os momentos difíceis, é a grande companheira nas alegrias, que atura todos os meus maus humores e minhas explosões de fúria. Que dá conselhos, broncas, divide planos e me agrada sempre que pode. Esta não tem preço.

E é este pequeno grupo de pessoas, muito seleto, que faz com que a vida tenha um colorido todo especial. Que faz com que agente sorria diante de qualquer desafio, e sinta um prazer especial em vencer os obstáculos. São essas pessoas que fazem com que agente tenha orgulho de nós mesmos todos os dias, que queira melhorar sempre. São essas pessoas que fazem a vida valer a pena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário