quarta-feira, 24 de março de 2010

Poder

Pelo que tenho observado até agora, todos os seres humanos possuem uma incontrolável necessidade de poder. Pode ser em maior ou menor grau, e apresentando sob diversos aspectos, mas esta necessidade existe. Alguns querem poder econômico, outros querem poder através de status, outros querem o poder através de relacionamentos. O fato é que ele é indispensável, e serve para melhorar nosso ego. Acho que se não tivermos na vida um mínimo de poder, não seremos felizes nunca.

Por exemplo, eu, depois do meu fracassado relacionamento, tive uma necessidade em delimitar algumas coisas nos relacionamentos seguintes. Certos erros não gostaria de cometer. Por causa disso, cometi alguns abusos, e até mesmo me tornei um controlador no relacionamento. Até me livrar desse vício foi um parto, e um dos meus melhores amigos teve que me abrir os olhos para este fato. Mas o poder me fez quase cegar. Era interessante controlar totalmente a relação. Interessante e destrutivo.

Outros querem controlar um grupo de pessoas. São chefes, e fazem sua posição ser sentida. Manda e desmandam, e tratam os menos poderosos como meros subalternos. E fazem da vida destes um verdadeiro inferno, muitas vezes os sufocando. A maior parte de seus empregos tenderá a querer deixá-lo, mudar de empresa.

Outros poderosos que nos trazem grandes prejuízos são a maioria dos políticos. Estes têm o destino de várias pessoas em suas mãos, e mostram seu poder através de atos e leis. Fazem de tudo para que todos acreditem que suas ações são as melhores possíveis e foram totalmente no sentido da melhoria da vida das pessoas. E começam a gostar tanto deste poder, que nunca mais querem largá-lo, sempre se candidatando a cargos, investindo milhões, se associando a todo tipo de entidade que possibilite que atinjam o poder, mentindo, às, vezes matando, destruindo.

E acho que o mais lamentável dos poderes seja o poder econômico. Algumas pessoas pensam controlar o mundo por causa do dinheiro que possuem. Elas fazem de tudo, tudo mesmo, para que seu poderia aumente. Tiram de quem tem pouco, roubam, matam, destroem. A única coisa que passa a importar é o dinheiro, porque esta é a maior das fontes de poder. Este é o tipo de pessoa que abandona todo o sentimento na vida por causa do poder. Não creio que este tipo de pessoa possua qualquer tipo de felicidade.

Mas poucos sabem qual é o verdadeiro poder. O poder de você ser querido pelos outros, por ser uma boa pessoa. O poder de ser uma pessoa adorada porque sempre que você pode você ajuda os outros, mesmo quando isso possa te prejudicar, ou até mesmo nos dias que você queira ficar sozinho, e acaba abrindo mão da sua vontade pelo bem dos outros.

O poder de fazer alguém sorrir num dia que esta pessoa precisa mesmo. Ou o poder de fazer alguém se sentir bem de verdade, sabendo o quanto você é importante para ela, com um simples “eu te amo”. O poder de conquistar uma pessoa pelo que você, assim como o poder de ser um amigo querido, daqueles que agente não acha em qualquer lugar.

Este é o poder que temos dentro de nós mesmos, que faz com que nos sintamos realmente bem, realmente importantes na vida. O poder que faz com que queiramos mais e mais superar quaisquer desafios. Acho que este é o verdadeiro poder que engrandece o ego e faz bem para a alma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário