terça-feira, 30 de março de 2010

A moral


Um dos termos mais usados por pessoas conservadoras é “moral”. Geralmente reclamam de pessoas promíscuas, de gente que usa roupas curtas, pessoas que gritam quando querem gritar, etc. Dizem que tais pessoas não têm moral, deixando claro a denotação pejorativa desta afirmação.
Creio que este termo é uma das coisas mais malditas que a religião trouxe para a nossa raça. Graças a isto, nós sofremos pela falta de liberdade sexual, temos que usar roupas desconfortáveis e desnecessárias para trabalhar, temos que obedecer ordens para sermos bem aceitos em sociedade, não podemos demonstrar alguns sentimentos mais extravagantes...
Por causa da moral somos obrigados a controlar alguns impulsos primários que qualquer ser humano possui. Graças a tal desgraça temos que ser infelizes por muito tempo, agüentando coisas que não queremos e não precisaríamos agüentar.
Por causa da moral as mulheres foram impedidas de trabalhar por muito tempo, foram obrigadas a casarem-se virgens e tiveram que obedecer seus maridos por muitas gerações. Por causa da moral homens não poderiam ter cabelos compridos, não podiam demonstrar sentimentos ou chorar. Por causa da moral tratamos homossexuais como se fossem serem nocivos ao planeta. Por causa da moral aceitamos regimes ditatoriais que torturaram e mataram centenas de pessoas. Por causa da moral aceitamos a dominação de uma igreja que já torturou e matou de maneira cruel milhares de pessoas que não aceitaram sua fé. Por causa da moral você será crucificado somente por não acreditar em Deus.
E não vamos confundir moral com ética. Creio que a ética é necessária para a vida, pois sem ela você não tem sequer caráter. A ética é o que nos faz ser justos, honestos e respeitar ao próximo, independente de suas convicções e ideologias de vida. A ética serve para que possamos conviver de maneira saudável em uma sociedade, enquanto a moral são regras que o homem cria, que se não existissem, não prejudicariam em nada a nossa vida.
Creio que a moral está morrendo, pois cada vez mais as pessoas têm escolhido a liberdade, em detrimento deste conservadorismo inútil e degradante. Creio que as pessoas começam a respeitar um pouco mais as diferenças. Creio as pessoas começam a aceitar, aos poucos e de certa forma bem devagar, o fato de que cada pessoa vive de maneira diferente, tendo necessidades diferentes.
E creio que isto marcará o fim desta moral nociva, que tanto mal tem feito à nossa sociedade. E creio que quando esta moral estiver totalmente aniquilada, teremos um pouco mais de chances de sermos felizes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário