sexta-feira, 26 de março de 2010

Liberdade

Algumas pessoas simplesmente não conseguem entender a opinião dos outros. Por muitos e muitos anos, eu fui uma destas pessoas, e acredito que mesmo em alguns assuntos, ainda sou. Quando eu era mais novo, discutia veementemente sobre a existência ou não de Deus. Tentava mostrar a todo custo que as pessoas estavam erradas em acreditar nisso. A grande maioria das vezes, acabava em discussão e até mesmo em ofensas. Uma garota chegou a simplesmente parar de falar comigo quando eu disse que era ateu.

Até que eu entendi que para algumas pessoas é simplesmente impossível não acreditar que exista tal entidade superior. E eu posso provar por todos os argumentos, fatos e provas irrefutáveis, que ela sempre arrumará uma desculpa para corroborar com sua tese. E provavelmente eu irei arrasar com sua vida se ela deixar de acreditar, porque ela simplesmente precisa acreditar.

E acho que entender este fato foi algo grandioso para a minha vida, pois começamos a entender que algumas das grandes verdades de nossa vida, não são as verdades para todos. Algumas pessoas acreditam que só serão felizes se tiverem filhos, enquanto outras não dão a mínima para isso. Umas acreditam que ser realizado profissionalmente é ser um grande líder, ganhando um grande salário, enquanto outras acreditam que a única coisa importante é fazer um bom trabalho. Uns acreditam que uma união deve levar a um casamento, com um ritual que simbolize o amor eterno, enquanto outras são felizes por estar ao lado da pessoa amada.

Chega a ser engraçado o fato de cada pessoa ter uma opinião tão diferente de seus pares. Algumas pessoas chegam a matar ou morrer para levar a cabo sua opinião. Uma boa parte não aceita que ela possa estar errada, transformando qualquer debate em uma guerra. É incrível a quantidade de pessoas que perdem completamente o humor por verem que alguém não concorda com seu ponto de vista.

Depois que me tornei apenas um ouvinte, e não mais um debatedor, fiquei impressionado com a quantidade de coisas incrivelmente interessantes que podemos ouvir das pessoas, mesmo as pessoas mais ignorantes e incultas. Todas as pessoas, sem exceção, têm fortes razões para acreditarem no que acreditam, para seguirem ideologias que seguem. Muitos fatos os levaram a pensar desta maneira, e isto, de certa forma, faz com que suas vidas corram bem.

É bem verdade que ao longo dos tempos as pessoas acabam mudando de posicionamento, seja por enxergarem outras verdades, seja por precisarem mudar para sobreviverem. Eu mudei muito de posicionamento, e pode ser que, daqui alguns anos, quando ler este texto, mude de novo. Mas neste exato momento, você tem fortes razões para concordar ou discordar de mim. Você pode ter pensado que quando leu textos anteriores, eu tenha escrito um monte de besteiras. Pode ter pensado que sou um gênio. Pode ter concordado só em alguns pontos. Você tem seus motivos para isso.

Acho que uma das maiores fontes de conhecimento é saber ouvir. Ouvir as diversas opiniões das pessoas. Ouvir coisas que você acha totalmente absurdas. Pensar a respeito do que as pessoas falam. Quando você ouve, você consegue refletir sobre o que está ouvindo. E você poderá discordar, concordar, modificar a lógica. Você coloca a sua mente para funcionar. E provavelmente algumas opiniões irão instigá-lo a buscar informações para confrontar o que você ouviu.

Alguns governos tentam fazer com que as pessoas não tenham liberdade, e eu não falo de Cuba ou da China. Existem muitos governos democráticos que usam meios bem sutis para controlar as pessoas. E muitas vezes você pode fazer com que as pessoas façam muitas coisas que não querem por medo. E elas farão, enquanto o medo durar. Mas a consciência de cada um estará sempre lá. E será sempre imutável, não importa o quão poderosa seja uma ditadura.

Acho que as pessoas deveriam ser mais tolerantes umas com as outras, deixar que cada um se expresse da maneira que achar melhor. Não adianta ficar forçando as pessoas a aceitarem o que você acha certo. Quanto mais você brigar, mais irá fazer com que a outra pessoa odeie seu ponto de vista. Acho que nossa sociedade está muito evoluída, mas ainda não aprendeu a respeitar a opinião de seus semelhantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário