quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Quem precisa de uma religião?

Tenho escutado constantemente as pessoas falarem sobre a necessidade de que cada pessoa tem de ter uma religião. Todos os problemas enfrentados por cada pessoa refere-se ao fato dela não possuir nenhuma. Ninguém é feliz sem que tenha uma religião.

Freqüentei dois centros espíritas por algum tempo, sou um admirador da teoria kardecista. Gosto de conversar com pessoas que seguem algum tipo de crença, e de vez em quando até mesmo conhecer alguns rituais. Entendo perfeitamente a necessidade de cada um em relação a seguir alguns dogmas.

Sei que algumas pessoas só conseguem praticar o bem e terem amor por seus semelhantes caso sigam alguma coisa. Elas precisam ter medo de alguma punição, precisam acreditar que estão sendo vigiadas constantemente. Precisam, mais do que isso, ter algo para se apegarem em momentos críticos.

Entendo muito bem tais fatos, e até recomendo para todas as pessoas que não conseguem encontrar forças em momentos difíceis, que busquem algum caminho religioso, pois esta poderá ser a única salvação em algum momento de suas vidas.

Mas isso não funciona para mim. Eu não preciso saber que existe algo superior olhando por mim em outro mundo. Não preciso de regras que me digam que eu devo amar meus semelhantes, fazer o bem sem olhar a quem, ser honesto e não mentir. Não preciso de um deus que me indique que eu deva amar os animais e tratá-los como iguais. Não preciso de um espírito divino que me faça amar a vida.

E sinceramente, não entendo como tantas pessoas que propagam tais dogmas tenham atitudes tão hipócritas.

Não sei como um pastor pode propagar ódio aos que não seguem seus dogmas. Não sei como um padre pode prender-se a coisas materiais quando ele nem mesmo pode os ter. Não sei com um mentor espírita pode fumar, pregando a limpeza espiritual. Existem tantas atitudes incoerentes nas religiões, que fica difícil acreditar que alguma delas pode realmente mudar alguma pessoa.

As religiões nada mais são do que algumas instituições formadas por seres humanos, que seguem escritos feitos pelos seres humanos, supostamente ditados por entidades divinas, para que se tornem um conjunto de regras para a felicidade.

Tais entidades possuem também as falhas humanas. Como qualquer entidade, tem pessoas ruins, e pessoas boas. Existirão atos que serão admiráveis, e outros deploráveis. Algumas pessoas serão maravilhosas, e outras desprezíveis.

Pode até ser que você se sinta bem com isso, mas você não vai precisar dela para ser feliz, se sua fé for realmente forte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário