segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

As pessoas mudam

De tempos em tempos (tempos curtos, por sinal), me lembro de como eu era. Por alguma razão, algumas pequenas tragédias não saem da minha cabeça. Ainda é vivo pra mim o momento em que eu estava fascinado pela morte. Os momentos em que a vida não valia nada. Os momentos em que não havia nenhum sentido. Eu ainda consigo me lembrar, como se fosse hoje, o gosto da morte.

Consigo me lembrar daqueles momentos em que a família estava ruindo e enlouquecendo. Lembrar do momento em que nada dava certo. Lembrar do momento em que tudo parecia um grande fracasso. Era um grande e interminável vazio.

Mas consigo me lembrar com ainda mais intensidade das lágrimas e do desespero de todos. Consigo me lembrar o quanto as pessoas podem sentir a sua falta, mesmo sem você estar longe. Só com uma possibilidade, parece que a cabeça das pessoas vira como um tornado.

Eu consigo lembrar que em um determinado momento você tem que fazer uma escolha. Você deve escolher se vai aceitar a derrota como um verdadeiro perdedor, ou se você vai vendê-la o mais caro que você puder. Ali você escolhe se você passará como uma brisa de verão, ou se irá escrever o seu nome de maneira que nenhuma catástrofe poderá apagá-lo.

E neste momento você percebe que o destino está somente nas suas mãos. Você percebe que tem, em qualquer que seja o momento, a chance de mudar o rumo da sua vida. Percebe que os passos dependem de você. Você entende que pode ser mais forte que qualquer sentimento; que pode vencer qualquer vício; você pode superar qualquer fracasso. Você pode mudar a maneira de enxergar a vida.

Eu sou a prova viva de que as pessoas mudam. Elas têm o poder de alterar totalmente a história de suas vidas. Algumas vezes, como foi o meu caso, é preciso chegar ao fundo do poço para entender isso. Mas nunca será tarde demais. Todos merecem e têm uma segunda, terceira, quarta, e quantas mais forem necessárias, chance.

A maior parte das pessoas ainda não conseguiu entender que somente um fraco põe a culpa de seus fracassos nos outros, e os mais fracos ainda acreditam que nasceram de uma maneira, irão morrer do mesmo jeito. E sinceramente, não acredito, de maneira alguma, que as pessoas sejam fracas o suficiente para aniquilarem suas vidas por medo de tentarem fazer tudo certo. Todos têm a força que precisam dentro de si, mesmo que essa força pareça bem lá no fundo.

O mundo muda: o modo de viver das pessoas muda; a paisagem muda constantemente; as idéias mudam; as roupas mudam; os carros mudam; o que é socialmente aceitável muda numa velocidade alucinante; os animais que habitam a terra mudam; o seu humor muda, várias vezes durante um mesmo dia; o que você realmente considera importante na sua vida, pode mudar (e quem vai dizer que isso nunca aconteceu?).

Não há como negar que a vida é uma eterna mudança. O tempo todo, sem parar. E eu acredito que este seja o grande barato de viver. Nós nunca estaremos entediados o suficiente para não vivermos algo novo. A vida nunca será parada o suficiente para nos matar. Tudo está em movimento. Mesmo sendo uma frase religiosa, o que podemos ver, é que a vida sempre dá um jeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário