domingo, 7 de fevereiro de 2010

Deus não virá hoje

Outro dia destes minha sogra e minha avó começaram uma campanha para me fazerem casar na igreja católica. Para quem me conhece, sabe que eu não só odeio esta igreja, como sinto um profundo nojo por toda sua história e atrocidades que cometeram. Prefiro pisar em merda do que pisar numa destas igrejas (com exceção das obras de arte, que são um verdadeiro deleite!).

E apesar de ser um cara extremamente positivo e aberto a novas experiências, confesso que me irrita bastante esse tipo de coisa. Sabe quando a pessoa entra num assunto que você não quer perder o seu tempo falando a respeito? Pois é o que eu sinto com relação a participar de cerimônias católicas.

Eu realmente não ligo que as pessoas sigam esta religião, como não ligo que sigam qualquer outra. Entendo que algumas vezes é preciso algo para se apegar, senão enlouquecemos. Eu sei que por motivos inexplicáveis cada um se identifica com alguma determinada crença. Alguns dos meus grandes amigos admiram a religião católica, outros admiram a religião protestante. Minha família é kardecista. Eu sinto prazer em conversar com eles, ouvir suas opiniões, entender suas mentes. Fico realmente feliz que estas crenças os ajudem na vida. Se preciso for, ajudo para que freqüentem e sigam estes apontamentos.

Então, o que eu realmente não consigo entender, é por que raios as pessoas simplesmente não me deixam em paz na minha vontade de não seguir absolutamente nada? Será que é tão difícil assim?

Parece que ninguém acredita que é possível na vida ser feliz sem acreditar em Deus. Sempre tem aquele gênio que vem dizer que “ainda existe um buraco dentro de você”. Na verdade existem vários, pois sem eles eu não comeria, não respiraria e iria explodir!!! E eles me fazem muito feliz!!!!!!!!

Eu tive um momento de extrema depressão. Precisei de terapia, precisei de remédios, e precisei de muita ajuda. Acreditei que era algum problema espiritual. Procurei algo. Mas jamais consegui enxergar o que estas pessoas enxergam. Não vou entrar no mérito de julgar se elas são loucas ou eu que sou fraco. Mas simplesmente isso não aconteceu comigo. Não posso imaginar Deus sem pensar que ele tenha culpa por uma série de atrocidades. Não vejo em Deus qualquer tipo de esperança, apenas uma interminável dor.

Nunca precisei de Deus para ser uma boa pessoa. Nunca usei Deus como desculpa para tratar bem as pessoas, ser honesto, trabalhador. Nunca precisei de Deus para ficar livre das drogas, ou para não beber. Nunca precisei de Deus para entender que as pessoas são todas iguais e merecem ser assim tratadas. Nunca precisei de Deus para entender que as mulheres não são objetos, merecem todo nosso respeito e têm os mesmo direitos (e obrigações) que nós homens. Nunca precisei de Deus para ser feliz.

Na minha opinião, Deus não passa de uma imensa ilusão. Você tem todo o direito de discordar de mim. Como citei, irei inclusive te apoiar se você pensar o contrário. Mas eu não penso. E acredite: eu sou feliz assim. Você não precisa querer salvar a minha alma. Você não precisa querer completar os meus vazios (até porque eu realmente não curto estas coisas). Não precisa me trazer a luz. Se você acha que um dia eu irei acreditar, mais cedo ou mais tarde, ok, é sua opinião, eu não posso fazer nada. Mas entenda de uma vez por todas: não é porque esta fórmula deu certo para você, que irá ser certa para mim.

E vou ser sincero: estou farto das pessoas quererem me convencer do contrário. Eu não tento te provar que Deus é uma ilusão, então pra que raios você quer me provar que não é? Será que seu medo de estar errado é tão grande que você não pode conviver com alguém que pensa diferente de você? Tudo bem, eu já sei que ele me ama mesmo sem eu amá-lo. Sei que toda vez que me assusto e ao invés de dizer um palavrão eu digo: “Meu Deus” você acha que é uma prova cabalística de que eu acredito nele. Sei que pra você o ar que respiramos a existência da vida é uma prova de deus. Sei que pessoas humildes não poderiam ter escrito a bíblia sozinhas. Todos estes argumentos prontos eu já sei décor e salteado. Eu poderia contra argumentar tudo isso, mas sei também que você não está aberto a ouvir. Então pra que eu vou perder o meu tempo?

Eu ficaria imensamente feliz se simplesmente você entendesse que eu sou feliz como sou. Acredite. Se você não é capaz de acreditar, pelo menos finja, assim eu terei um pouco de paz. Não é preciso uma jihad. Apenas pensem que se estes argumentos funcionassem, em 29 anos alguém já teria me convencido. Se um dia eu tiver que acreditar, será porque concluí isso, não porque você quer. E se tiver que ir para o inferno por causa disso (argumento realmente lamentável, mas fazer o quê?), coisa que é totalmente impossível, tudo bem, melhor ir para o inferno sendo honesto, do que para o céu como um temente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário