sábado, 6 de fevereiro de 2010

O que vale a pena

Todo mundo fala do “cafezinho” ao guarda para não ser multado no trânsito. Todo mundo fala em sonegar impostos, porque o governo cobra impostos demais. Todo mundo quer enganar o vendedor quando compra alguma coisa. Todo mundo quer enganar sua esposa com a amante. Todo mundo quer colar nas provas para tirar boas notas. Todo mundo quer se dar bem na vida, não importa o preço.

Tudo pelo sucesso. Sucesso que faz com que você seja popular, pessoas te procurando, te querendo. Sucesso para você ter a mulher que quiser. Sucesso para você ter dinheiro. Sucesso para você poder correr como um felino. Sucesso para você freqüentar os lugares onde quiser.

O sucesso consome sua mente. Aos poucos, nada mais importa para você. Você não se preocupa mais se as pessoas estão chorando por sua causa. Não se preocupa com as vidas que você irá destruir. Não quer saber quem você vai prejudicar. Quantas crianças irão desaparecer. Você não quer saber o estrago que irá causar. Não existem conseqüências.

Mas a troco de quê? Será que este sucesso é realmente o que irá te fazer feliz? Será que no momento em que você chegar até o topo, terá realmente valido a pena?

De que adianta ter tanto sucesso e não ter um único sorriso sincero? De que adianta ter tanto dinheiro se os seus filhos te odeiam? Pra que ser rico vivendo numa vida de mentira, com relacionamentos de mentira, amigos de mentira, uma carreira de mentira?

Como ser feliz tendo que se preocupar o tempo todo se alguém não quer te passar para trás? Tendo que estar sempre de olhos abertos, esperando um outro esperto querendo trilhar seu caminho, tomando seu posto?

Ainda acredito que o que vale a pena na vida é conseguir deitar a cabeça no travesseiro à noite e ter uma noite tranqüila. Viver fazendo o máximo possível para não prejudicar ninguém. Viver sabendo que nenhuma pessoa no mundo te odeia porque você mentiu para ela. Viver sabendo que ninguém quer te matar porque você a traiu quando ela depositou em você toda sua confiança. Viver ganhando um salário modesto, mas suficiente para dar uma vida digna à sua família, os ensinando a serem homens de verdade.

Sucesso não é para mostrarmos aos outros, e sim para sabermos que cada vez que cruzamos a linha de chegada, o fizemos com toda a dignidade possível, fazendo sempre o melhor que pudemos, e que algumas vezes tivemos que abrir mão de vencermos esta corrida para estendermos a mão para algum concorrente que tenha tropeçado no meio do caminho, porque em algum momento nós seremos aqueles que tropeçarão.

O verdadeiro sucesso que podemos atingir é ter um amor verdadeiro. Ter alguém que sinta-se realmente feliz ao ter sua presença. Ter amigos que verdadeiros, que estejam com você em todos os momentos (mesmo que você esteja mal vestido, suado, e não tenha nenhum dinheiro, mesmo que você seja um fã de metal, enquanto ele é pagodeiro).

O que vale a pena é saber que mesmo que você não tenha nada na vida, ainda assim você terá tudo, pois você vale a pena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário