sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

A cultura de massa

Depois de alguns meses na academia de musculação, percebi que fica cada dia mais fácil você aumentar a carga de peso em cada um dos exercícios. O que parecia impossível no começo vai ficando cada dia mais tranqüilo, e quando você vê, está pegando peso que nunca tinha sonhado.

Pelo status, é um barato: você erguer 80kg com o bíceps e ver que as pessoas admiram é lindo! O problema é que o objetivo que toda pessoa ajuizada começa a fazer academia vai por água abaixo.

Comecei porque estava parecendo um robô enferrujado, com dores nas articulações, baixa resistência e já estava em um grau elevado de pressão alta. Daí achei que era hora de perder uns bons quilinhos, e voltar a cuidar da minha saúde.

Eu lembro que no começo corria feito um louco, fazia mais uma pancada de bicicleta, pegava pouco peso, com muitas repetições e não me cansava demais. Achava um barato. Podia estar morrendo de sono, preguiça e cansaço, era começar o treino, que eu começava a me sentir bem pra caramba. Em pouco tempo, emagreci, minha disposição melhorou absurdamente e tinha mais vontade pra tudo.

Mas o tempo foi passando, e eu fui “tentando mais”, aumentando peso, crescendo, e conseqüentemente, tendo mais necessidade de comida. Posso até dizer que estava com uma forma física bem interessante. Mas a maldita barriguinha parou de sumir, e começou até a crescer. Eu comecei a cansar muito mais, e encher o saco na academia.

Tive que parar por causa de dois concursos importantes, e o resultado foi uma verdadeira explosão: eu voltei a engordar mais do que gostaria. E olha que não mudei meus hábitos alimentares, e até continuei caminhando e correndo sempre que possível. Mas meu metabolismo já estava aceleradíssimo.

Tentei mais uma vez: voltei para a academia, mas desta vez sem vontade. Aí um dos instrutores tentou novamente me convencer que eu deveria dar importância para a aquisição de músculos, para que eles tomassem lugar da gordura, sendo que eu deveria desprezar a balança, e pensar em medidas. O mesmo papo de sempre.

Parei uma semana por causa do Saresp, e voltei, com aquela má vontade. Só que foi o momento em que sorte sorriu pra mim: o instrutor mudou. O que entrou agora apresentou-me uma situação totalmente diferente para a perda de peso: o mesmo exercício imposto a atletas de esportes coletivos, como o futebol, com muita caminhada, corrida (cerca de uma hora e vinte minutos) e uma série de musculação com peso leve, e seqüência bem rápida, como um circuito, e sem muito tempo para descanso.

Não é que melhorou? Hoje foi o primeiro dia em muitos que tive prazer em treinar. Não parei pra descansar um minuto completo, fiz todo o circuito sem me entediar, e ainda por cima sai com um ótimo ânimo da academia.

Por que será que temos essa maldita mania de cultuar o corpo e força física? Em pouco tempo nos esquecemos da nossa saúde e de todos os motivos que levam uma pessoa à prática do esporte. Tudo por uma falsa sensação de poder inútil, que não leva a lugar algum. E pra mim é pior ainda, porque nem interessado em “pegar” ninguém eu estou, e minha noiva não liga muito para esse tipo de coisa, de ficar “bombado”.Então eu não tenho qualquer motivo para seguir essa estupidez. E mesmo assim, fui estúpido....

Nenhum comentário:

Postar um comentário