sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

As novas mídias e o “fim” da manipulação


Estava aqui eu pensando sobre como montar meu roteiro de estudos para a nova faculdade que vem em 2012, e comecei a pensar sobre a quantidade interminável de informações que existem na internet, inclusive com vários livros disponibilizados na íntegra. A informação está lá, independente da área, e independente da orientação, posicionamento, religião. Temos blogs ultra direitistas, como outros revolucionários. Doutrinas satanistas propagadas aos quatro cantos, e evangélicos mega reacionários. Tudo o que quisermos conhecer, teremos a oportunidade com a internet.
É bem verdade que qualquer um pode postar qualquer coisa. Eu sou um deles, que coloca todos os pensamentos e opiniões num blog, sem qualquer comprovação científica de posicionamentos, apenas opiniões (bem verdade que eu amo ser polêmico). A informação nunca é segura. Mas em livros, podemos assegurar que é? Meu amigo André estava me comentando que até mesmo a ciência é repleta de falhas e alterações. Nada é 100% preciso, nem seguro.
O que acho realmente importante é salientar o quanto o surgimento da internet no nosso país fez mudar o cenário político. Por anos e anos tivemos a direita direcionando tudo o que acontecia por aqui, além de famílias dominando estados inteiros. Colaborando com isso, nossa principal emissora de televisão sempre foi descaradamente favorável a estes grupos, e já chegou a manipular eleição pra chegar a tal nível (fato comprovado por seu principal diretor,em entrevista).
Alguns outros meios de comunicação de grande vendagem, como os jornais “O Globo”, “Folha de São Paulo” e “O Estado de São Paulo”, além da péssima das péssimas, a revista Veja, sempre criaram matérias direcionando seu público a criar ódio de alguns determinados partidos e pensamentos, enaltecendo outros.
Com a internet, os principais sites de notícia se configuraram por serem um pouco mais imparciais, talvez por não terem ligações econômicas com grupos no poder, e uma quantidade inimaginável de informação passou a chegar a muitos lares, mostrando fatos que a TV nunca mostrou. Todos os partidos passaram a ser tratados como mereciam, e casos bizarros, que a TV jamais perderia tempo mostrando, tornaram-se notícia. Briga entre TVs tornou-se assunto. Polêmica entre programas de televisão.
Fora isso, podemos em eleições encontrar blogs pró PT, com informações muito interessantes, e outros pró PSDB, com outras tantas. A possibilidade de contato com todas as versões tornou-se maior. Fora que agora temos campanhas políticas, religiosas, comerciais, feitas por e-mail, Facebook e blogs. Eu mesmo fiz campanha fortíssima anti-Serra na eleição presidencial (fato este que me orgulho até hoje). Inclusive, na mesma campanha, a mídia “oficial” tratou de “denunciar” centenas de problemas envolvendo o governo Dilma, todos de última hora, como bombas recém descobertas, mesmo que os problemas fossem antigos, guardados para o momento certo, sem provas, sem documentos, mais com manchetes não apenas acusatórias, como condenatórias. Mesmo assim, a toda poderosa Globo não conseguiu eleger seu candidato...
Isso mostra que a internet é de vital importância para nossa sociedade. Passou a ser a alternativa para uma mídia podre e corrompida. Passou a ser a real liberdade, a informação por diversas fontes. Passou a ser um ponto de encontro para troca de idéias, e para que manifestações fossem marcadas. Alguns dos governos tiranos do Oriente Médio foram derrubadas pela internet, quando as pessoas começaram a se mobilizar.
E, sem a internet, eu jamais poderia difundir meus pensamentos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário