sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Neoliberalismo e o fim do coletivo


Numa conversa com meu grande amigo André Luís, pudemos trocar algumas idéias sobre neoliberalismo. Na verdade mantemos mais ou menos a mesma opinião sobre este assunto, mas de qualquer forma falar mal desta doutrina apodrecida é sempre bom. No entanto, ele me lembrou de uma idéia neoliberal extremamente perigosa, que impera nos dias de hoje: a valorização do individualismo.
Esta aberração, que vem sendo propagada subliminarmente pela mídia, está ajudando a afundar uma sociedade já viciada. Não temos mais sentimentos pelo próximo, a vida deixou de ter valor. Estamos vivendo quase numa selva, onde cada um quer levar o seu. Se alguém entrar no caminho, basta eliminá-lo. Se uma atitude for causar sofrimento, não importa, desde que nos traga benefícios.
Vamos ver como exemplo um dos piores programas da história da nossa TV aberta, senão o pior, e de grande audiência, o Big Brother. Interessante como um programa que chama-se “Grande Irmão” pode trazer como objetivo uma pessoa derrotar todas as demais, em busca de dinheiro. Não me lembro o número exato, mas umas dez ou quinze pessoas convivem por algumas semanas dentro de uma casa, realizando todas as tarefas domésticas mutuamente, mas com objetivos de realizar e vencer jogos, indicando parceiros para serem eliminados pela votação do público.
Isso parece meio bíblico até, quando o povo teve que escolher quem viveria, Jesus ou Bahabas (desculpem se escrevi o nome errado). O nosso povo contemporâneo parece escolher quem quer que simbolicamente morra. Cria-se um ódio, antipatia ou até mesmo um clima de perseguição por algum determinado personagem, considerando-se conhecer tal pessoa em alguns dias, além do fato de julgar e crucificar o cidadão. Isso me parece meio cruel.
Quando montamos uma família, vamos viver mais ou menos este mesmo jogo, onde conviveremos dentro de uma casa, dividindo tarefas. O grande diferencial é deveríamos buscar a união entre tais pessoas, com cooperação e amizade, sem intenção de prejudicar ninguém. O que significa que muitas vezes tenhamos que ceder e fazer coisas que não gostamos muito. Não é a coisa mais divertida do mundo, mas é extremamente necessário para viver em uma comunidade.
Daí cria-se este clima de competição e individualismo, onde um tem que destruir o outro para ser feliz. Isso é neoliberal, você depende de você mesmo pra vencer, o que é uma tremenda bobagem: você nunca vence sem ter alguém pra te apoiar, pra abrir alguma porta pra você, te dar uma chance, ou pra secar suas lágrimas num momento de dificuldade. Você sempre está sendo amparado por alguém, mesmo que nunca perceba isso.
Este individualismo não é apenas falso, ele leva a morte às pessoas. Não há valores familiares, nem respeito por amigos. Apenas a necessidade de vencer. Obter vantagens, ser bem sucedido. Muitas vezes apresentar-se muito bem, mesmo que não esteja, pra criar uma imagem gloriosa. Um mundo de máscaras, sem sentimentos. Um mundo onde não há uma única razão pra se continuar vivendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário