quarta-feira, 23 de março de 2011

Sobre o PT


Na minha primeira eleição, em 1998, tive registrado como meu primeiro voto para presidente Fernando Henrique, contra Lula. Vitória no primeiro turno. Se eu soubesse o quanto iria me arrepender e me envergonhar por este voto...
Tudo bem, eu tinha apenas dezoito anos, entendia quase nada sobre política. Educação fraca no Brasil. Mas hoje, doze anos depois, vejo o quanto basta um mínimo de observação para podermos entender a realidade do país, e o que representa a política de cada um dos partidos para a nação.
Em 2002, ávido por mudança, votei no Lula, nos dois turnos. Nunca o considerei como um salvador da pátria, mas tinha forte expectativa de ver algo diferente. Nunca me surpreendi com absolutamente nada do governo dele, nem me senti decepcionado ou enganado. Não esperava um governo de esquerda como no leste europeu.
Cresci em uma família declaradamente anti-petista. Sempre aquela visão americana, anti comunista, com associações à anarquia. Um bando de bandidos que querem roubar as propriedades de quem tem. Dei uma chance pela primeira vez em 2002, e outra em 2004, para a Marta, uma decepção.
Vi, ao longo dos anos, uma sucessão tão grande de erros estratégicos do PT, que tudo dava conta de que o partido não sobreviveria por muito tempo. Chegou-se ao absurdo de expulsar aqueles que tentavam mudar o rumo do partido, para o retorno às idéias de origem. Heloísa Helena esteve entre, fundando um partido verdadeiramente de esquerda. Tremenda bola fora do partido.
Foi igualmente decepcionante ver José Dirceu, um dos símbolos de luta contra a ditadura, um homem torturado e perseguido, ser agora flagrado numa série de escândalos, inclusive corrupção, agindo da mesma forma que toda a cúpula podre do país sempre fez. E mais decepcionante ainda ver que o partido mantém este sujeito em sua base, como um homem forte do atual governo.
Ver o governo Marta, que foi praticamente um governo de direita, com leves toques de esquerda, foi o mesmo que assumir que nosso Estado jamais terá qualquer diretriz diferente da que vemos atualmente. Eu sempre lutei contra essa absurda sobre tarifa imposta pelos tucanos, e agora vejo o PT fazendo a mesma coisa...
Mensalão, grampo telefônico, dólar na cueca, desvios de verba, nepotismo, associação com todos os corruptos que sempre combateram. São inúmeras as qualificações que fazem com que uma série de militantes sintam-se traídos. Definitivamente, o PT é um péssimo partido, e um exemplo trágico para o país. Já está na hora de buscarmos também uma alternativa para o atual governo.
O que as pessoas precisam entender, é que uma alternativa quer dizer algo diferente, algo que nunca foi testado. Até porque quando quiseram jogar de volta o Serra e os homens que estiveram alinhados à ditadura, quiseram voltar no tempo, em épocas sombrias. Porque uma coisa é não querer o PT, outra coisa é comparar o PT e o PSDB.
É de se pensar se é melhor um partido que é credor do FMI, ou outro que baseou sua política em empréstimos. É de se pensar se queremos um governo que teve como marco a maior taxa de desemprego da história, ou se queremos um que a reduziu a um número inexpressivo. É de se pensar se queremos um governo que fez tudo o que pôde para acabar com o sistema de educação, ou se queremos um que pelo menos freou a destruição (não passando disso). É de se pensar se queremos um governo que vende tudo o que é nosso a preço de banana, nos impondo pesadas taxas para pagarmos serviços essenciais, ou se queremos um que cria políticas de valorização das instituições estatais. É de se pensar se queremos um governo que empresta milhões para bancos, ou um que cria um programa de crédito para que a população de baixa renda tenha sua casa. É de se pensar se queremos um governo que não investe nada nos serviços públicos, deixando a população na mão, servidores com baixos salários e a estrutura mais precária do que se poderia imaginar, ou outro que cria planos de carreira, leis de pisos salariais, digitalização em seus sistemas.
Enfim, poderíamos enumerar centenas de características, e em poucas o PT perderia para o PSDB. Ao analisarmos os governos, fica claro que o governo do PT foi imensamente superior ao do PSDB, inclusive diminuindo sensivelmente a desigualdade social. Obviamente que os tucanos tiveram seus méritos, e não viveram só de erros. Mas não tem como no mais louco devaneio querer optar pelos tucanos numa disputa. Aliás, não da pra optar pelos tucanos contra nada.
Mas eles foram inteligentes em criar nos odiadores do PT a tese de que todo mundo que critica e odeia o PSDB é petista. E pior ainda: falar mal do PSDB é o mesmo que ter sofrido uma lavagem cerebral criada pelo PT, para que acreditemos na conspiração comunista. E assim eles vão se perpetuando.
Mas, bom seria mesmo ter visto um novo grupo no poder, deixando de lado todos estes velhos caciques...

Nenhum comentário:

Postar um comentário