segunda-feira, 21 de março de 2011

Fazer o que é certo


Depois da minha discussão com um contato no facebook, resolvi dar uma espiada na lei do estágio e das contratações. Confirmei o que já sabia: não se pode exigir mais do que seis meses de experiência para contratar qualquer trabalhador, mesmo formado. O anúncio que ela publicou exigia um ano de experiência, e o mesmo período para estagiário.
Como ela disse na réplica,  não deveria ser da minha conta, mas eu estou realmente farto destas pessoas que fazem de tudo para burlar a lei, no intuito de ganhar vantagem. Não que ela esteja fazendo isso, pois provavelmente está cumprindo ordens. Mas tem alguém grande que tem tomado tal iniciativa. E já não da mais pra agüentar calado. Por isso me revoltei, e abri uma discussão pública (o que levou a uma atitude bastante infantil da pessoa, mas não vem muito ao caso).
Bom, se a lei impede que se exija experiência superior a seis meses, por que a pessoa cria um anuncia claramente ignorando a lei? (vide LC 11644/08, que regulamenta o artigo 422 da CLT)
Ainda por cima exigir experiência de estagiário, é uma das formas mais repulsivas de se reduzir custos com pessoal, pois estagiário não tem encargos, ganha menos do que qualquer profissional, e dependendo da empresa ainda trabalha mais que qualquer um dos profissionais. Além de ilegal, ainda é totalmente anti-ética a atitude em questão.
Porém, não vamos nos concentrar no fato isolado. O que me irrita, e muito, é o fato de boa parte dos brasileiros adorar “dar um jeitinho” pra conseguir levar vantagem. Aproveitar que o sinal acabou de ficar vermelho e acelerar com tudo pra não ter que parar; declarar rendimento menor pra não pagar imposto; dar o “cafezinho” pro policial pra não levar multa; levar criança de colo pra poder furar fila, etc.
Depois as pessoas ficam reclamando de nossos políticos. Eu diria que, sendo bonzinho, 80% dos brasileiros adora levar vantagem em cima dos outros, mesmo que isso signifique que tenha que ser desonesto. Cada um por si, e a lei que se foda. E quando alguém contesta esse tipo de atitude, ainda por cima ficam nervosinhos (como meu contato no face). E pior quando vem com aquela maldita frase de quem é pilantra e assume com orgulho: “todo mundo faz”.
É por todo mundo fazer que hoje em dia agente encontra um cara fumando maconha por esquina, ou que você tem que andar com sua bolsa colada no corpo, para não ser roubado quando estiver andando na rua; ou por isso que temos que entrar na justiça para conseguirmos receber atendimento médico do nosso plano de saúde, que pagamos rigorosamente há anos. E por aí vai.
Eu tenho a mais absoluta certeza que se nosso povo fosse minimamente honesto, estaríamos numa situação infinitamente superior no mundo, talvez até como a maior economia do planeta. Se não, poderíamos pelo menos ter uma condição de vida melhor, com uma maior igualdade social, como ocorre em países como Suécia e Bélgica, onde todo mundo paga seus impostos, recebe em contrapartida ampla ajuda do governo, e reprime fortemente todo tipo de corrupção.
Pelo jeito toda a escória que veio colonizar nosso país deixou uma quantidade impressionante de herdeiros, que continuam a fazer do nosso país uma grande escória.

3 comentários:

  1. Roberto, eu me senti muito ofendida com seu post. Sou das pessoas mais honestas que você possa ter conhecido. A nossa discussão não era se o correto era experiência de 1 ano ou 06 meses mas sim porque você me criticava quando pedi a experiência. Na verdade o candidato sera registrado no quadro de funcionarios, horario comercial e td mais. Pedí carater 'estágio' pq quero mesmo alguem que esteja estudando ou recem formado que tenha pouca experiencia, apenas nocao do que é trabalhar em uma agencia para eu poder ensinar o resto.
    Queria te pedir para tirar meu email da sua lista pra eu não receber mais seus links, comentários, etc.
    Michele

    ResponderExcluir
  2. Roberto, acho que você transforma coisas bestas em um crime hediondo.

    Hoje a lei de estagio tem regalias demais para os estagiarios. Esta ficando quase inviavel ter um estagiario em uma empresa, uma pelos encargos que aumentaram, e outra pela carga horaria que um estagiario tem. Hoje estagiario tem até férias. Não que não mereça, mas isso só fomenta a leva de empregados que temos hoje, que não trabalham.

    Esta um parto encontrar estagiario de curso técnico com o minimo nescessario para trabalhar.

    Outra coisa, quem reclamar de oferta de emprego em redes sociais deveria defender a compra de filmes originais, cds e etc....

    ResponderExcluir
  3. Michele, preferi comentar por e-mail a discussão. Espero apenas que fique entendido que não estou numa discussão pessoal.

    Rodrigo, na verdade não é um crime. Estou usando exemplos variados para falar minha opinião sobre um tema. Como disse a ela, não vi isso como uma guerra pessoal,apenas a idéia me estimulou na discussão. Concordo que a lei do estagiário tem muitas falhas, mas todos sabemos que as empresas fazem o que podem pra explorar seus funcionários (não todas, mas muitas fazem isso). Não podemos continuar punindo os mais fracos para nos livrarmos de erros do governo. E concordo com a lei que impede cobrança de experiência.
    Mas, vale lembrar que meu texto não é sobre estagiário e suas formas de contratação, e sim a maneira ampla como agem as pessoas no país. Como disse, nada pessoal contra ninguém que eu efetivamente conheça...

    ResponderExcluir