domingo, 27 de março de 2011

A lei anti fumo – uma dentro


Todo mundo sabe o quanto eu desprezo o partido dos tucanos, e o quanto acho nociva a própria existência de José Serra para o nosso país, especialmente para o Estado de São Paulo. Todo mundo percebe o mal que ele tem causado ao país, exceto os ainda anti petistas, que vêem em qualquer doutrina nazista algo superior ao partido que odeiam (tudo bem que muita coisa têm razão de odiar mesmo).
Porém, se existe algo que este ser desprezível fez de bom, foi a lei anti fumo, de 2010. Se ele tivesse feito somente isso na vida, seria lembrado com certeza como um homem incrível. Pena que esta foi apenas uma flor no meio do esterco.
Antigamente eu não ia muito para restaurantes e lanchonetes. Quase não saía para bares à noite, e quando ia, terminava a noite extremamente nervoso. Um monte de gente fumando adoidado, sem se importar com aqueles que não gostam de cigarro, que tinham que agüentar aquele fedor, vendo um ambiente que mais parecia uma câmara de gás.
Os donos dos estabelecimentos ficavam numa sinuca, porque ou agradavam os não fumantes, expulsando os fumantes, ou mantinham a clientela suicida. Não foram as brigas que eu presenciei (e duas que participei), por causa dessa merda de cigarro.
E não adiantava reservar espaços para fumantes. O cheiro empesteava o ambiente do mesmo modo.
Até que surgiu a lei, e finalmente as pessoas foram proibidas de acenderem seus malditos cigarros em ambientes fechados. Na época, quase 90% da população foi a favor da lei (e por que raios esse povo simplesmente não deixava de enfernizar as pessoas com seus malditos cigarros antes de serem impedidas legalmente?). Achei que seria difícil a lei pegar, mas em pouco tempo percebi que não. Os ambientes simplesmente ficaram mais limpos.
Foi incrível a diferença ao freqüentar um bar, por exemplo, e na saída, perceber que a roupa tinha como possível único mal cheio o suor da noite toda. Abraçar a sua namorada e perceber que o cabelo dela estava somente com o cheiro maravilhoso dos cinqüenta tipos de xampoo, condicionadores e cremes de pentear que ela passa horas usando, e um maldito fumante estraga em alguns segundos.
Alguns estudos apontam inclusive para uma diminuição no número de fumantes, e para muitas pessoas que finalmente desistiram do cigarrinho por causa da proibição. Ou seja, estamos dando um grande passo para nos livrarmos de um mal que já enchia o saco há muitas décadas.
Ah, José, você poderia ter sido sempre assim!

Nenhum comentário:

Postar um comentário