sábado, 19 de março de 2011

A politicagem no futebol


Recentemente, com a briga entre Record e Globo pelos direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro, e com o racha entre o Clube dos 13 e a CBF, fica muito claro que o futebol, apesar de um esporte apaixonante, é nada mais do que um conflito de interesses pessoais em que o jogo não vale nada.
Uma série de intrigas que faria qualquer colunista de fofoca se sentir uma principiante fez com que vários clubes brasileiros brigassem entre si por causa de dinheiro de transmissão. Um acha que deve receber mais que o outro, ou acha que uma emissora não pode lhe dar o que é de direito, acha que uma organização a que sempre fez parte não faz jus a sua filiação, e cria guerra com os demais.
Mas de todos os episódios, o mais lamentável foi a escolha do estádio paulista como sede da Copa do Mundo. O São Paulo, dono do Morumbi, depois de brigar com o presidente da CBF, começou a ver contra si uma série de barreiras para a aprovação de seu estádio, com custos de reformas elevadíssimos, até que finalmente o referido foi descartado do evento.
Por sua vez, o presidente do Corinthians, em declarações nada amistosas, afirmou que sua missão era impedir que o São Paulo abrigasse a Copa do Mundo. Afirmou que a construção do estádio para seu time nada tinha a ver com o evento. Porém, pouco tempo depois do estádio são paulino ter sido cortado, foi anunciado o futuro estádio do Corinthians como sede oficial do Estado. Curiosamente, Andrés Sanches é o maior aliado atualmente de Ricardo Teixeira, e foi um dos chefes da delegação brasileira na Copa de 2010.
Interessante que todos os aliados do presidente da CBF vêm recebendo todos os tipos de benefícios e regalias, enquanto os seus adversários vão sendo sumariamente eliminados ou tratados como bandidos. E todos os atos que ocorrem no futebol brasileiro nos últimos anos têm sido guiados exclusivamente por interesses políticos.
Montagem de tabelas, quantidade de clubes em um torneio, inchaço de estaduais, perda violenta de qualidade, falta de público aos estádios, transmissão por pay-per-view... muitos problemas que vêm deixando o futebol brasileiro um verdadeiro circo, tão ruim que até mesmo os mais fanáticos começam a perder o interesse.
De todo nosso imenso legado cultural, o futebol é o mais respeitado no mundo, o que mais nos deu glórias e reconhecimento, e uma fonte de riqueza praticamente inesgotável. Este tesouro, que inclusive serve de sustento pra muita gente que morreria de fome se não tivesse tal oportunidade, tem servido para enriquecer algumas pessoas de índole pra lá de duvidosa, mexendo com a paixão de alguns milhões de cegos. E parece que vai deixar bem claro para todo o planeta como agem os poderosos aqui neste país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário