domingo, 27 de março de 2011

Homem e mulher


Os acontecimentos recentes me fizeram pensar sobre as diferenças básicas entre homens e mulheres, no que tange ao comportamento geral. Apesar de algumas desvantagens, em geral, estou feliz em estar do lado masculino.
No início deste ano tive uma boa discussão com meu amigo Nivaldo. Não gostei de algumas atitudes dele, inclusive com uma coisa um tanto quanto infantil. Tivemos um bate boca por telefone, e depois de umas duas semanas, estávamos marcando a próxima saída juntos.
O que acho mais legal em ter amizade com homem é que você pode mandar o cara a merda, xingar a mãe dele, mandá-lo tomar no cu, dizer que o cara é uma bicha arrombada, e ele vai falar tudo isso de você também. Pode até ser, em casos mais extremos, que os dois saiam na porrada, e alguém termine o dia sangrando. Todo este comportamento imbecil faz parte do instinto masculino. Porém, depois de alguns dias, os dois estão contando piada juntos. Não há muito rancor, mágoa, nem meias palavras. Tudo é resolvido na hora, e depois esquece.
Agora, quando você discute com uma mulher, é impressionante o quanto uma palavra mal interpretada pode durar. A mulher que for ofendida em algo que considere especial, nunca mais na vida vai esquecer. O agressor morreu, ou sumiu do planeta, ela teve filhos, casou duas vezes, fez plástica, mestrado, mas se vir o cara na rua, vai lembrar exatamente todo o ódio que sentiu naquele momento. Se o agressor for outra mulher então, serão duas inimigas mortais que irão tentar diariamente se destruírem.
Mulheres adoram os rodeios e a condução para uma situação. Nós costumamos chamar a isso de joguinhos. Perguntas com duplo sentido, frases montadas cuidadosamente para fazer com que o homem se sinta culpado, sinta-se atraído, sinta-se senhor da situação. Já o homem parece um caminhão sem freio desgovernado em uma ladeira. Fala o que vem à cabeça e se alguém chorar por isso, acontece. Poucas emoções são causadas num homem unicamente pelas frases, exceto quando a mulher consegue guiar a conversa para que ele sinta isso!
As mulheres costumam cuidar bastante da aparência, capricharem no visual, terem cabelos bonitos, macios, serem perfumadas, valorizarem o corpo. O homem costuma olhar o guarda roupa com aquele monte de roupa misturada, olhar qualquer coisa que pareça minimamente agradável, e vestir, tacando um perfuminho por cima. O mais estranho é que as mulheres parecem gostar disso.
Enquanto o homem faz qualquer coisa de qualquer jeito, a mulher pensa meticulosamente em cada detalhe. Tudo o que a mulher faz, faz com cuidado (às vezes até medo), e geralmente faz bem feito. O homem não liga muito para isso. Quando um cara vai cozinhar, a receita é apenas uma base. Se mudarmos os temperos, provavelmente vai ficar bom do mesmo jeito (e posso dizer por mim, que quase sempre fica bom!). O homem cria por não ter medo. Se mata na vida por não ter medo. A mulher vive mais por ter medo.
Porém, acho que a grande vantagem que a mulher costuma levar é no sexo. É incrível a capacidade de decidirem quando vai acontecer ou não. E mais incrível ainda é, quando conseguem aproveitar a situação, conseguem gozar várias vezes enquanto o homem é uma e acabou. Quer maneira melhor de aproveitar a vida?
Tudo isso é uma grande generalização, e algumas pequenas filosofias exageradas, em conversas com amigos. Mas é engraçado como existem algumas características que conseguem definir um pouco os gêneros. E engraçado como um não consegue viver sem o outro, por mais complicado que possa parecer. Mas não é engraçado como não queremos nem tentar mudar este paradigma!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário