segunda-feira, 21 de março de 2011

Pra quem usa metrô


Durante a campanha presidencial de 2010, o nefasto José Serra usou o metrô para se vangloriar como a qualidade de seu governo. Ao longo dos programas políticos fiquei indeciso se aquilo era apenas um engana trouxa, onde as pessoas jamais iam cair nessa ladainha, se as pessoas eram realmente tão estúpidas a ponto de acreditarem no que ele dizia, ou se eu é que vivo em outro planeta.
E ao pegar o metrô hoje de manhã tive certeza que o crápula usa de meios totalmente imorais para fazer sua propaganda.8H15, estação Tucuruvi, logo na plataforma, bastante gente. O metrô chega na estação cheio. Com a entrada do povo, fica entupido. Quarta estação, Santana, não há mais espaços vazios. Mesmo assim, nas seguintes, as pessoas se espremem ao extremo para conseguirem entrar. São quase 8h50 quando ele se aproxima da estação São Bento. Em TODAS as estações ele parou no meio do caminho e ficou imóvel por vários minutos. Muitas deles ele ainda ficou muitos minutos parado na plataforma, esperando “a movimentação do trem à frente”.
Chego mais de dez minutos atrasado no trabalho, quando o normal é chegar vinte adiantado. O meu humor está mais do que péssimo. Gostaria de ter a honra de ver o presidente do metrô na minha frente, pois assim poderia realmente fazer um bom uso da minha raiva. Não! Melhor! Gostaria de ter o governador de São Paulo, juntamente com seu antecessor. Fazer um grande bem coletivo pode ser considerado assassinato?
Alguns meses atrás tivemos um aumento, de R$2,65 para R$2,90. Dá pra dizer que ficou bem mais caro no fim do mês, especialmente para empresas que pagam a condução de seus funcionários. Mesmo assim, não vejo quase nunca os vigias do metrô, a não ser na TV, para espancarem quem se manifesta contra o aumento. Quase toda estação é um formigueiro, e praticamente não tem funcionário que organize. Se um dia você consegue ir de um local ao outro sem ficar parando no meio do caminho “para aguardar a movimentação do trem à frente”, você já pode se considerar uma pessoa muito feliz.
Ok. Os defensores do transporte vão dizer que é melhor que o ônibus. Talvez porque o ônibus tenha que pegar um trajeto maior, se desloque pelos locais de maior trânsito de São Paulo, e ainda por cima seja mais caro. Até acho mesmo que seja melhor, mas isso porque o ônibus na nossa cidade é um absurdo incomparável de mediocridade. Caro pra cacete, super lotado, com poucos carros e muitas vezes barbeiros que acreditam que são motoristas. Ponto.
Então pegamos um verdadeiro lixo, e tudo aquilo que for minimamente melhor, é considerado de qualidade. Minha antiga bicicletinha com buzina junto com o freio dianteiro (ah! Que saudade!) é melhor que o ônibus (até porque não preciso pagar pra usar, e ainda por cima me mantinha em forma física, o que percebe-se que faz atualmente uma falta danada). Qualquer porcaria é melhor que o ônibus!
Fora que temos a linha lilás, uma benção! Liga nada a lugar algum! Funciona em horário reduzido, porque é quando a meia dúzia de pessoas pode fazer uso dela. Chegou a fechar alguns anos no prejuízo (isso se não esquecermos que foi lançada do fim pro começo, quando Alckimin disputava o segundo turno da eleição presidencial contra o Lula, em 2006. Será que alguém acreditou no isento lançamento?). A linha amarela, inaugurada coincidentemente às portas da eleição presidencial (o que me dá um grande tom de esperança, pois a cada quatro anos eles lançarão algumas estaçõezinhas, e perderão as eleições. Então tá ótimo!), também tem a indizível extensão quase infinita de... duas estações! E mais sete mortos!
Realmente! Quem não vai ter orgulho de algo assim? Aliás, seria legal as pessoas andarem com adesivos: “eu tenho orgulho do metrô de São Paulo!”. Já pensou, você andando lá em Jaboatão dos Guararapes, e mostrando esse adesivo pra todo mundo?! Seria o máximo!
Mas o que me deixa mais feliz, é saber que amanhã, às 8h15 da manhã, eu estarei de volta à plataforma da estação Tucuruvi, rodeado por um monte de gente bem humorada, com mais um monte de gente esperando para abraçar dentro do metrô, fazendo o mesmo tour pela Zona Norte da cidade, tendo um longo tempo para acompanhar a maravilhosa paisagem por vários minutos a fim.
Que saudade da minha bicicletinha!

7 comentários:

  1. Isso porque não pega a linha vermelha!!! ahuahauah Grando post!!! abração!!!

    ResponderExcluir
  2. Puts, faço das palavras do Sandro as minhas... Além dos fatos sitados acima, ainda temos aquele povo q e de uma educação INDIZÍVEL! Vc precisa conhecer pra entender.

    ResponderExcluir
  3. Se vc eh tão critico deveria ter a opção de acharmos seu comentário ruim, ao invés disso só há opções de elogio. De resto, nada alem da ladainha petista de quem sofreu lavagem cerebral desses corruptos manipuladores. Sugiro: pq não escreve um artigo sobre o mensalão e suas consequências? Ou isso vc acha normal?

    ResponderExcluir
  4. Quando eu for petista, eu escrevo qualquer coisa sobre o partido. Tirando que votei na Dilma em 2010, e nas outras votei no PSOL. Ao contrário da manipulação, eu estou em campo, sendo servidor sob o regime tucano há mais de três anos, conhecendo gente no mesmo modo, e acompanhando cada ato. Até pq, qualquer pessoa com meio neurônio sabe que a mídia faz de tudo pra tirar o PT.
    Por fim, provavelmente vc não pega metrô, aí acha que é ladainha...
    Mas, infelizmente eu NÃO TENHO COMO mudar a situação das opções, nem pra o bem, nem pra o mal. Vc poderia mandar a crítica aqui ao gmail, que disponibiliza tais opções...
    Ah! E seria sempre mais honesto dar nome aos bois, não acha?

    ResponderExcluir
  5. Ah! Quase esqueci: vc pode ler meu texto sobre o porque de eu ter votado na Dilma, e vai saber o que penso sobre o PT. Tb pode ler meus textos sobre fazer o que é certo, e saberá o que eu penso sobre a corrupção. Tb pode ler todos os textos contra o PSDB, aí vc diz se acha que realmente eu sofri lavagem cerebral, ou se a pessoa a passar por isso aqui foi vc...

    ResponderExcluir
  6. Se quiser eu posso configurar pas opções de reações.

    ResponderExcluir
  7. Seria legal, eu acho que quanto mais opções, melhor. E eu to acostumado a recebr críticas!

    ResponderExcluir