quarta-feira, 19 de maio de 2010

Politicagem devastadora


Com a greve dos professores de São Paulo coloca-se à tona uma discussão bastante interessante: até que ponto movimentos sindicais são políticos?
A APEOESP está ligada ao PT, especialmente pelo fato de sua presidenta ser filiada ao partido. A greve está ocorrendo em ano político, contra um dos principais nomes ao cargo de presidente em 2010. O Governo de São Paulo, que não só é ligado ao PSDB, como buscam votos na próxima eleição, acusa o sindicato de ser exclusivamente político o objetivo da greve.
Está claro que o objetivo é político. Mas sejamos mais realistas: o objetivo de derrubar o governador, depois de quatro anos desastrosos não é só do sindicato, e sim toda a categoria do professorado paulista, uma vez que em sua grande maioria, estão insatisfeitos com os desmandos do nosso péssimo governador. E caso algum órgão tenha coragem de fazer alguma pesquisa com os servidores públicos estaduais, perceberão que todas as categorias preferem ver o próprio diabo a ver José Serra presidente.
E o mesmo mantém o mesmo discurso sempre, de que todas as greves e paralisações têm caráter político. Ele enfrentou de maneira desastrosa uma série de greves, e já mostrou que não possui qualquer qualificação de liderança que poderíamos desejar em nosso futuro presidente. Poderia ter tomado posições muito mais abertas ao diálogo e menos intransigentes, mas preferiu o ataque. Tivemos o desprazer de ver uma das cenas mais lamentáveis da história do serviço público, com o confronto entre policiais civis e militares.
A APEOESP cometeu uma série de erros na construção desta greve, assim como ocorreu na greve de 2008. O sindicato erra em algumas medidas em relação a seus filiados, e às categorias. O sindicato erra ao congestionar vias que não possuem muita relação com a secretaria da educação, irritando motoristas, e fazendo com que os mesmos se voltem contra a categoria. Mas o sindicato está certo naquilo que pede, independente de ideologia política.
Ao longo de 16 anos o PSDB já mostrou que não sabe administrar o serviço público, apelando para a privatização para arrumar sua incompetência. O partido mostra que não sabe administrar conflitos, e chamam de “analfabetos”, “energúmenos”, “ignorantes” e todos os tipos de adjetivos pejorativos todos aqueles que ousam criticar suas políticas de governo. Acho que está mais do que na hora de nossa população dar um basta a tais desmandos, e mostrar para estes caras que está politicagem que eles impõe ao nosso estado tem sido devastadora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário