quarta-feira, 19 de maio de 2010

Desastrosa falta de disciplina


Sempre fui um cara relativamente liberal, muito favorável à democracia, adepto à liberdade de escolha e de expressão, e tenho levado esta minha personalidade às salas de aula, não só por ser impossível mudar completamente meu perfil, mas por achar que é uma das poucas maneiras de se conseguir alguma melhoria no desempenho educacional dos alunos.
Porém, hoje tive uma clara demonstração de que tal liberdade deve ser muito dosada, caso contrário, o processo de aprendizagem não funcionará. Dei aula para uma sétima série, mas anteriormente tinha enfrentado uma sexta, e posteriormente outra sexta. Os alunos passaram boa parte da aula trocando agressões, tanto física quanto verbais, arremessando objetos uns nos outros, correndo, pulando, gritando. Foi um verdadeiro inferno.
Não consegui dar aula. Poucos alunos realmente fizeram as atividades passadas. Percebe-se claramente que não há limites. Na escola em que trabalho, localizada na periferia da Zona Norte, ninguém toma qualquer atitude em relação a esta indisciplina generalizada. O diretor é totalmente omisso, a vice apenas fica gritando, dando broncas e em seguida dizendo que ama os alunos e professores, e as coordenadoras chegam a virar as costas para nós quando estamos falando. E todos ainda afirmam que os professores é que têm que segurar os alunos dentro da sala de aula.
É um banzé. Gritei tanto com os alunos, que estou completamente sem voz. Chego em casa exausto, morrendo de dor de cabeça e nervoso. Não consigo evitar de dormir uma meia hora para tentar recuperar a energia. E vejo que as reações são as mesmas vindas dos meus colegas.
Não há como o processo ser eficiente desta maneira. Os alunos, adolescentes irresponsáveis e espelhados no tráfico de drogas, são os que comandam a escola. Destroem e não ligam para nada. Desrespeitam professores, funcionários e até mesmo os colegas. Os pais, muitas vezes, são totalmente alheios, afirmam que os filhos não fazem nada disso em casa, e acham que pegamos no pé dos alunos.
Algumas vezes professores ou funcionários chegaram a chamar a polícia para denunciar problemas sérios dentro da escola, porém, a direção sempre impede a entrada da mesma, afirmando que ninguém os convocou. Cheguei a ouvir de uma policial que um diretor tão frouxo assim a escola estaria condenada. Depois de alguns meses consigo perceber que ela estava totalmente certa.
Algumas pessoas reclamam da falta de professores. Também, quem é que agüenta tal situação? Quem consegue suportar ser xingado tantas vezes? Ver esta loucura em sala de aula, sem a possibilidade de realizar um trabalho com um mínimo de qualidade? Quem consegue manter a saúde em bom estado vivendo tanto estress assim?
E não é à toa que nosso índice de Idesp foi menor do que 3 (apesar de tal bônus ter sido uma enganação para a maior parte dos professores, e do já comentado Idesp ser uma grande farsa). A escola está largada às moscas, e muitos de nós desconfiamos que existe um grande processo em segredo para que se feche o curso noturno, como já quase aconteceu em 2009. E fico imaginando quantas outras escolas não estão da mesma forma, ou até piores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário