sexta-feira, 16 de abril de 2010

Queda livre


Como a maior parte das pessoas sabe, não tenho medo da morte. Não gosto muito de sentir dores, especialmente aquelas que deixam seqüelas, mas nunca encarei a morte como uma tragédia, entendo que “faz parte da vida”, é inevitável, e quanto mais revolta, mais dolorosa será. Graças a isso, tenho medo de pouca coisa. Vou dizer que tenho medo de sentir dor demais antes de morrer, mas se for rápido, não me preocupo muito.
Mas existe algo na vida que realmente eu tenho um pavor incontrolável: altura. Não há nada pior do que você sentir que não há mais chão sob você, e que você está caindo, sem qualquer possibilidade de se segurar em nada, nem de interromper esta queda.
E não sou o tipo de medroso escandaloso, que fica gritando e se debatendo. Nem o tipo de revoltado, que no medo sai dando porrada em todo mundo. Sou o cara que simplesmente trava e perde totalmente o controle inclusive das reações do corpo.
Eu me lembro quando fui em uma barco vicking bem pequeno, localizado em Avaré, com minha prima. Eu me lembro perfeitamente da primeira queda do barco, e a partir de então, é como se eu tivesse mergulhado em um limbo interminável, de tanto medo que eu senti. Eu não lembro de absolutamente nada, a não ser o fato de minha prima estar me sacudindo, já em terra firme, perguntando se eu estava bem, e que meus olhos estavam cheios de lágrima. Sinceramente,  não sei como eu desci daquele brinquedo.
Gosto da vista de sacadas, acho fascinante o fato de ver a cidade do alto. Mas odeio a mesma vista se uma pessoa estiver ao meu lado. Se tal pessoa encostar em mim então, aí ferra tudo. Mesmo que a pessoa esbarre sem querer, parece que a qualquer momento ela poderá cometer um acidente e me jogar de lá de cima, ou cair por ter encostado em mim. É uma sensação absolutamente terrível.
Nem sequer sinto vontade de lutar contra isso, porque meu pavor é tão grande nestas situações, a ponto de perder os sentidos, que fico com medo de nem conseguir me mexer, e as coisas se complicarem bastante. E vejo muita gente fazer merda, abusando, por perder o medo de altura, ou de qualquer coisa.
Subir no telhado de casa, subir numa escada e ter que ficar com as mãos fora da mesma, subir em um banquinho sem apoio, tudo isso pra mim é um pesadelo incrível. Tarefas simples do dia se tornam um tormento pela falta de confiança que sinto em estar em um local em que eu possa cair, mesmo que este local seja de meio metro de altura.
E o pior de tudo é que meu pai é instrutor de saltos de para quedas...

Nenhum comentário:

Postar um comentário