segunda-feira, 5 de abril de 2010

Mudança


A maior parte das pessoas morre de medo de mudanças. Não se imaginam em um casamento diferente, em uma cidade diferente, em uma casa diferente, vivendo com pessoas diferentes, etc. Creio que exista uma “zona de conforto” que faz com que a pessoa se acomode de tal modo com a situação, que simplesmente tem pavor de qualquer coisa que seja diferente.
Desta maneira, a maior parte das pessoas não aceita crenças diferentes, ideologias diferentes, governos diferentes, opções sexuais diferentes, etc. Tudo o que se apresenta contra aquilo que têm como verdadeiro é errado. E geralmente o medo é tamanho destas mudanças, que tais pessoas passam a atacar ferozmente o que é diferente. Agridem homossexuais, xingam pessoas que admiram outro partido, vociferam contra quem tem outras crenças...
Porém, poucas sabem os benefícios que temos ao aceitar e aproveitar as mudanças que a vida nos proporciona. Poucos conseguem aproveitar as oportunidades de aprendizagem e evolução que temos cada vez que somos forçados, ou até mesmo escolhemos mudar algumas coisas em nossas vidas.
Tem algumas pessoas que, no cúmulo da ignorância, afirmam  que nasceram assim, e se alguém quiser estar com ela, terá de aceitá-las assim. É incrível ouvir este tipo de bobagem sabendo que na vida mudamos tanto nossa mente ao longo dos anos, assim como nossas prioridades. Ninguém está livro disso: às vezes somos demitidos de um emprego e precisamos começar novamente em outro; às vezes levamos um pé na bunda e precisamos recomeçar com um novo amor; às vezes somos obrigados a mudar de casa.
E cada vez que somos forçados a mudar, um pouquinho de nós muda, pois muitas vezes a experiência é demasiadamente ruim para que façamos todo o possível para evitar uma repetição. Ou o contrário, é tão positiva que passamos a dar alguns passos no sentido de que ela se repita. Na maior parte das vezes, nem sequer percebemos, mas nós mudamos. Algumas vezes mudamos muito.
A maior parte da vida ouvimos críticas, e boa parte destas críticas são fundadas e corretas. Se quisermos melhorar a nós mesmos, vamos procurar sanar estes problemas. Com isso, começamos a nos esforçarmos para mudar nossos hábitos. Algumas vezes tentamos mudar alguns aspectos de nossa personalidade, e acabamos mudando outros.
Objetivos então é o que mais mudamos. Nós homens, quando somos jovens, sonhamos em sermos grandes jogadores. Depois de um tempo, sonhamos em comer o maior número de gostosas o possível. Em seguida, o sonho de nossas vidas é nós tornarmos profissionais conceituados e ganharmos muito dinheiro. Em seguida, sonhamos em encontrar uma grande mulher que seja companheira pelo resto de nossas vidas. E pelo que vejo em pessoas mais velhas do que eu, depois de um tempo você quer sossegar e curtir um pouco os frutos do seu trabalho.
É inevitável. Tudo está em constante e inevitável mudança o tempo todo. O mundo muda rapidamente. E isso é o que faz com que a vida seja tão legal e surpreendente. Isso que faz com que possamos crescer, com novas experiências. Às vezes crescemos até com a dor. Não precisamos ter medo de mudanças, e sim ansiar por elas!

Um comentário: