sábado, 29 de dezembro de 2012

Sexo no relacionamento


Eu andei lendo numas revistas relatos de pessoas que não se interessavam por sexo. Segundo a colunista eram pessoas que tinham uma vida normal, estavam inseridas em relacionamentos amorosos, mas não tinham o menor interesse por sexo. Sinceramente, não consigo acreditar que esta reportagem seja verdadeira. Entendo perfeitamente que pessoas são diferentes, e cada uma tem necessidades diferentes, mas dizer que uma pessoa não sente desejo sexual e isso é normal? Não, definitivamente, não.
Imagino o ato sexual como algo biológico, antes de mais nada. Você sente essa necessidade, e quando não há um parceiro para supri-la e esta necessidade está em níveis alarmantes, você supre sozinho, mas nunca deixa pra trás. Da mesma forma que é absolutamente imprescindível comer, cagar, beber água, etc. Largar o ato sexual pra mim seria o mesmo que dizer que não sente nenhuma necessidade das demais.
No entanto, algumas pessoas ficam sem sexo mesmo, não sentem este desejo, e então temos uma imenso problema. Acredito piamente que não sentir desejo sexual, seja homem ou mulher, é um sinal de algo está errado com o corpo, ou com a mente. E se a pessoa não consegue corrigir este problema sozinha, precisa de uma pessoa especializada. Mais ou menos como curar um machucado: se você passa remédio por alguns dias e ele continua aberto, você vai procurar o serviço médico.
E existem problemas sociais na falta de interesse em sexo: na imensa maioria das vezes o seu parceiro irá sentir a necessidade que você não está sentindo. E isso irá ser um problema gigantesco. Primeiro porque ele irá tentar e você irá fugir. Depois, ele irá procurar outra (ou outro, se for mulher). Algumas pessoas não se importam com isso, outras irão se sentir mal. Talvez a pessoa que foi “traída” também se sinta. Haverá um enorme conflito no relacionamento.
Se por acaso a pessoa conseguir resistir, mesmo com o instinto borbulhando, irá se sentir infeliz, porque estará desesperado por uma coisa que a outra pessoa não quer. Essa situação só pode terminar de duas formas diferentes: ou a pessoa aceita um relacionamento onde irá dividir seu parceiro, para que ele possa suprir o que ela não supre, ou o parceiro irá se cansar de esperar e irá desistir do relacionamento.
Não tem nada a ver com amor, ou com amizade, ou com respeito. Uma pessoa não deixa de amar a outra por causa de sexo, nem irá amar mais. Mas o desejo físico irá persistir, independente de amor ou não. E o conflito que irá gerar será suficiente para tornar a convivência insuportável. Não há amor que resista.
Não da pra imaginar uma pessoa que não passe por um momento de dificuldade sexual, seja por causa de estresse no trabalho, seja por causa de preocupações, seja por causa de problemas emotivos. Uma fase, natural. Mas se ela persistir, temos sem dúvida um problema. E este problema deve ser tratado, porque muitos aspectos da vida social giram em torno do sexo. Deixar um problema desses de lado é o mesmo que descobrir que temos câncer e esperar que ele se cure sozinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário