sábado, 29 de dezembro de 2012

As religiões para o mal


Eu lembro de estar jantando em casa quando o Papa se pronunciou, em nome da igreja católica, contrário ao uso de camisinha. Segundo ele, a melhor maneira de se evitar uma gravidez indesejada e doenças venéreas, era o celibato. Pra mim este foi um dos atos mais macabros que um ser humano, especialmente aquele que se diz enviado de deus, poderia ter feito.
A igreja, incumbida de dar alento para as pessoas, deveria imaginar que as pessoas vão à religião para uma busca espiritual maior, assim como buscam abrandar seus sofrimentos e se tornarem pessoas melhores. No entanto, nenhuma religião pode suprir as necessidades fisiológicas, como comer, respirar, evacuar... não pode e nunca pôde, nem nunca vai poder, impedir que uma pessoa tenha tesão. Deveria, moralmente falando, dar um norte para que as pessoas sejam mais responsáveis e assumam seus atos.
Agora vamos imaginar uma garota, adolescente, com os hormônios explodindo, que está no ápice de seu namoro, e por acaso está sozinha com seu namorado, em casa. Inevitavelmente pelo contato físico, ela irá ficar excitada. Algumas pessoas conseguem se controlar melhor, outras não. As que não conseguem, mesmo sendo religiosas, poderiam ter um deslize, e não resistir. Se forem religiosas e tentarem seguir todos os princípios da igreja, irão correr um risco imenso de ficarem doentes e possivelmente morrer por causa de um deslize. Seria o mesmo que condenar o paraquedismo e dizer que as pessoas não podem usar o equipamento mesmo numa queda de avião.
Isso é algo cruel e irresponsável, além de ferir gravemente o livre arbítrio das pessoas. A igreja nunca foi incumbida de julgar ou de impor regras para as pessoas. Não é tarefa da igreja dizer o que as pessoas podem ou não fazer. O certo é orientar, e de maneira positiva. Mas pra uma instituição que tem um vasto histórico de torturas e mortes, e que conseguiu tudo o que conseguiu matando pessoas e roubando pobres, o que mais poderíamos esperar?
Um dos meus grandes sonhos era viver o suficiente para ver esta igreja de assassinos ruir até o último tijolo. Virar pó e sumir, como qualquer religião tribal antiga. Essa seria a pena para todas suas atrocidades. Mas eu sei que isso é pouco provável. Ficaria feliz se as pessoas pelo menos buscassem um pouco mais a história de sua própria existência, e tivessem consciência do que a igreja católica representa para o mundo, e de quantos danos irreparáveis ela nos trouxe.
Graças a igreja católica nós temos o racismo. A igreja pregou por séculos que os negros não têm alma, e permitiu desta forma que eles fossem escravizados, torturados e mortos da maneira mais baixa possível. Foi um pouco mais branda com os índios, mas não menos cruel. Suprimiu as mulheres por séculos, ainda as considerando inferiores aos homens. A igreja católica apoiou o nazismo e o massacre de milhões de judeus. É essa religião que as pessoas pedem que eu respeite, como se isso fosse uma opção.
Seria o mesmo que pedíssemos para respeitar um estuprador que jamais tivesse sido julgado por seus crimes, ou um assassino pedófilo que fosse amado por uma nação. Não faz sentido.
Da mesma forma temos diversas seitas, religiões, pregações e todo tipo de manifestação de fé que instiga as pessoas a odiarem um determinado grupo, por não seres estes escolhidos de deus. Fizeram isso em seitas evangélicas nos EUA, onde um maluco pregou ódio contra os muçulmanos; um dos maiores filhos da puta religiosos da atualidade, Silas Malafaia, prega abertamente o ódio aos homossexuais; os muçulmanos mais radicais pregam apedrejamento a mulheres adúlteras....
Sinceramente, não da pra ver que tipo de respeito pode-se ter por uma coisa dessas. Não tenho nem nunca tive deus no coração, mas jamais tive ódio de um ser humano por um período maior do que uma semana. E mesmo nos meus maiores momentos de raiva, jamais desejei um mal irreparável a ninguém. Nunca fui a favor de pena de morte, nem de tortura, nem nada que causasse dor. Por que deveria aceitar que religiões fizessem isso com grupos que na maior parte das vezes nem cometeram qualquer crime?
Alguns amigos me condenam por eu ser enfaticamente contra esta situação, mas não da pra ser tão passivo diante de barbáries intermináveis. Não da pra aceitar tanta dor como normal, nem crimes cometidos em nomes de entidades sagradas. Não da pra não imaginar que isso é algo estúpido. E se a pessoa segue este tipo de doutrina e entende que odiar um grupo de pessoas é normal e faz parte de uma crença, me desculpe, mas eu jamais irei respeitá-la. Não irei respeitar que prega qualquer tipo de raiva em nome de qualquer deus.
E entre ficar quieto por respeito a uma crença imbecil que só traz morte e dor, e arrumar mais brigas, prefiro a última opção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário