sábado, 8 de dezembro de 2012

A grande falta de energia


O assunto do momento no mundo da política é a diminuição da conta de energia, numa imensa queda de braços entre Dilma e o PT, contra alguns governadores do PSDB. Gostaria de me manter isento nessa disputa, mas é impossível, uma vez que estamos recebendo mais uma vez uma rajada de merda dos tucanos bem no meio da fuça. Claro que eles não estão preocupados com o bem estar de ninguém.
Todo mundo sabe há muito tempo que nossa energia está entre as mais caras do planeta. Temos problemas sérios na qualidade da energia, com constantes apagões e faltas de energia repentinas, que levaram a Eletropaulo a receber uma multa de R$40 milhões, que acabou por ser suspensa pela justiça não pela empresa ter sido considerada inocente, e sim para que o “gasto da empresa com a multa não acarretasse maior falta de investimentos”. Ou seja, fizeram merda, e ainda foram abençoados pelo judiciário.
Agora, alegando a vigência dos contratos e a intromissão do governo federal em assuntos estaduais, os nossos governadores tucanos querem impedir essa diminuição na conta de seus Estados. Dizem que muitos acionistas irão perder dinheiro com esta mudança, empresas irão deixar de investir no Brasil porque contratos não estão sendo respeitados. Todo tipo de argumento pra ajudar a manter os empresários com seu lucro.
Mas vamos lembrar que a produção de energia é um serviço público, que tem por finalidade devolver um serviço ao povo, daquilo que ele paga em impostos. Não só o que ele paga em impostos, como aquilo que ele paga duas vezes, uma vez que além dos mencionados, paga também uma tarifa para manter a alimentação de energia ativa em sua residência, o que tem sido feito mal e porcamente.
Se é um serviço público essencial, jamais poderá ter como finalidade o lucro. E com isso, fica totalmente absurdo este argumento que as empresas irão perder dinheiro. Se o interesse é ganhar dinheiro, como toda empresa privada, que vão trabalhar no comércio. A prestação deste serviço público não é um ato de venda que tais empresas podem fazer, como têm feito, explorando a falta de escolha da população.
E este é mais um motivo que temos para repudias esta praga que chama-se privatização (privataria, se formos ser bastante honestos). Empresas privadas têm o intuito de ganhar dinheiro. E não estão erradas nisso. Só que o serviço público não deveria servir pra isso. Claro, se quiserem usar estes contratos para promoverem sua marca pela qualidade do serviço prestado e pelo marketing que poderiam fazer, tudo bem. Mas ganhar dinheiro, jamais.
Obviamente que nossa presidenta quer ganhar mais votos para as eleições, e aproveitar esta imbecilidade dos tucanos para enfraquece-los ainda mais. A ação dela, como tem feito o PT ao longo dos anos, é totalmente eleitoreira. Assim como é eleitoreira a atitude tucana de distribuir materiais escolares para crianças matriculadas no Ensino Médio e Fundamental do Estado. Mas, que se foda. Aquilo que traz benefício para o povo tem que ser louvado, seja de onde vier. Temos que aplaudir esta distribuição de materiais para as crianças dos tucanos, e temos que aplaudir a ajuda dos petistas ao povo nordestino, que viveram tanto tempo na miséria.
E parar, como ignorantes paulistas que somos, de defender arduamente empresários inescrupulosos que querem ganhar dinheiro explorando as pessoas. Não que todos os empresários sejam desonestos pq não são. Talvez só uma ínfima minoria. Mas uma minoria que arrebenta toda uma população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário