sexta-feira, 20 de abril de 2012

Os seis anos da minha vida


Depois de passar um longo tempo no fundo do poço, posso dizer que consegui encontrar a minha verdadeira força, e comecei a aprender a ser feliz. Verdade seja dita que eu tive que passar pelo inferno pra entender isso, e deixar algumas pessoas doidas com minhas reflexões depressivo-suicidas. Mas o tempo mostrou o caminho, e eu aprendi a lidar com a dor, e a superá-la. A maior parte disso deve-se ao meu esforço e minha vontade de vencer, mas eu só tive essa inspiração toda quando vi o sofrimento de alguns grandes amigos, que esperavam mais de mim do que eu lhes oferecia. Então, não teria conseguido sem a ajuda de algumas pessoas incríveis.
E creio que o coroamento desse momento foi ter começado meu namoro com a Vanessa, em 21 de abril de 2006. Eu já a conhecia há muitos anos, mas começamos a namorar somente há seis. No começo foi bastante complicado, porque o tipo de personalidade dela era completamente avessa à minha. Com o tempo eu achei que ela tinha se moldado e aprendido a viver dentro de um relacionamento, como ela mesma dizia, mas acho que minhas atitudes também foram outras, acho que me tornei “mais leve” (até porque emagreci muito) e mais tolerante. Ambos conseguimos nos adaptar bastante um ao outro.
E o tempo nos trouxe muitos momentos alegres. Vivemos coisas maravilhosas. Ela conseguiu dobrar uma das minhas maiorias críticas à sociedade, que é o casamento. Dediquei minha vida exclusivamente a esse casamento por quase dois anos. E vivi com alegria que nunca imaginei que sentiria para isso. Compramos nosso apartamento, e recentemente, um carro juntos.
Construímos uma vida sólida, baseada na total sinceridade, respeito e transparência. O que não significa, de maneira alguma, que não discutíamos. E muito! Eu e ela somos pessoas diferentes, mas com gênios fortíssimos. Eu sou do tipo de pessoa que ou você usa seus melhores argumentos pra mostrar que está certo, ou nem começa a discussão (eu não vou perder meu tempo debatendo com você, mas também não darei muita confiança pra sua argumentação). Já ela é o tipo orgulhosa, que não gosta muito de ser contrariada. Ou seja, temos duas maneiras diferentes de agir da mesma forma. Com isso, os choques acontecem.
Mas eles são pequenos demais pra arranhar qualquer coisa.
Porém, no nosso momento mais alegre, tivemos a pior tragédia do nosso relacionamento, e a pior da vida dela: ela perdeu o pai na véspera do aniversário, e às vésperas do nosso casamento. Nossa vida virou de cabeça pra baixo. Saímos da suprema felicidade para a pior das tristezas. E talvez por ter vivido sempre num ambiente feliz e harmônico, ela teve uma dificuldade imensa de superar esta dor, como ainda tem bastante. Quem a conhece sabe.
Eu confesso, cheguei a pensar diversas vezes em desistir de tudo. A situação ficou crítica, e é difícil demais saber lidar com problemas assim, especialmente quando você percebe que solucioná-lo não depende em nada de você. O desespero que bate faz com que deixemos de agir racionalmente. Cheguei ao ponto de entregar minha chefia, porque era impossível conciliar problemas tão complicados como os que encontro no cartório, com estes infindáveis problemas emocionais.
Mas eu não estou com ela há poucos meses. Eu a conheci há muitos anos, e convivo com ela intimamente há seis. Eu aprendi ao longo dos tempos bastante de seus defeitos, e alguns deles me enlouquecem. Mas aprendi bastante de suas qualidades, e como eu amo isso! Aliás, pouca coisa na vida consegue me deixar mais animado do que vê-la sorrir. A simpatia para com que ela trata as pessoas é algo que me deixa orgulhoso, assim como a capacidade que ela tem de se relacionar bem com qualquer um. O fato de ter uma personalidade forte e ser sempre autêntica, inclusive sem tentar mudar exclusivamente para me agradar, quando seu ponto de vista é diferente. Eu realmente gosto de mulheres com personalidade. Mas, me contradizendo, admiro também a maneira como ela faz pra recuar e tentar entrar em harmonia no nosso relacionamento.
Gosto de sua energia pra fazer as coisas, pensando em viagens, passeios, jantares, motéis, festas... foi empolgante ver como ela foi atrás de tanta coisa em relação ao casamento, e o quanto isso me contagiou, a ponto de, em certo momento, estar mais feliz do que ela mesma. Gosto da empolgação que ela tem com as coisas, parecendo uma menininha que ganhou um brinquedo novo. E gosto muito quando ela fica olhando pra minha cara com “cara de nada”, pacientemente, quando eu me delicio falando de política, e ela acha um saco. Mas gosto muito do fato de ela ouvir minhas bandas de heavy metal sem reclamar, dela ficar de boa quando eu quero jogar vídeo game (e pra sua sorte não são muitas vezes, hein?). Mas, pô, o os pelos do gato são normais! E ele gosta de você!!!!!
Poucas coisas na vida são tão lindas quanto uma mulher tendo um orgasmo (e daí eu realmente acho que os muçulmanos e os pertencentes de tribos africanas não sabem o que realmente faz a vida valer a pena). Mas nunca vi uma mulher tão um tão lindo quanto ela. Isso é sim a coisa mais linda que a vida é capaz de proporcionar a um homem. Uma perfeição inexplicável.
Coisas que fazem a vida valer a pena. Coisas que fizeram os meus seis anos terem sido os melhores da minha vida. E coisas que fazem com que eu tenha suportado, mesmo que de vez em quando cambaleando, passar por uma situação tão terrível quanto foram os últimos seis meses. E agora acreditar que ela tem a força necessária para superar isso, e que ela quer viver dessa forma.
Por isso, mais uma vez apresento os lados excelentes de um relacionamento. Tem um monte de “momento pé-no-saco”, um monte de coisas que acaba com o sistema nervoso, e muitos momentos que parece que nada vale muito a pena. Mas esses momentos são muito menores do que os bons momentos, aqueles que enchem o coração de alegria e nos dão força pra superar as mais cruéis adversidades. E eu só desejo ser forte o suficiente para continuar superando as que virão pela frente.
Este é um pequeno e simplificado resumo das razões que me fazem amar tanto esta mulher, e dizer que vivi ao longo dela os anos mais felizes da minha vida, esperando que os próximos sessenta sejam ainda mais felizes!

Nenhum comentário:

Postar um comentário