sábado, 7 de abril de 2012

A importância da filosofia


Anos atrás eu tive uma fase fanática por filósofos. Li Platão, Aristóteles, Hegel, Nitzsche, Marx, Maquiavel, etc. Eu tentava de todo modo entender o pensamentos de tantos homens diferentes, criticando vorazmente algumas ideias, me deliciando com outras. Porém, quando olhava a realidade e analisava aspectos históricos da raça humana, concluía que aquilo tinha pouco valor, pois parecia que a humanidade não mudava, não evoluía.
Agora, lendo novamente os mesmos autores, com maior experiência, conhecimento, e vivência, estou começando a gostar mais do que estes senhores escreveram. Cheguei à conclusão que o que faço neste blog pouco difere do que estes homens faziam. Calma, não quero me comparar ao nível de um Maquiavel, nem achar que escrevo bem como Karl Marx, nem pensar que tenho um milésimo da importância de Platão. Mas acho que quando temos a oportunidade de manifestarmos a nossa opinião sobre algum tema, abrindo discussões sobre um ponto de vista, estamos praticando a filosofia.
Entendo que as ideias da maioria destes homens ficou para trás, ultrapassada e de ação impossível. Mesmo o marxismo, que foi uma das teorias que mais me influenciou, provou-se impossível, e numa leitura atenta, repleta de falhas, que fazem deste modelo impossível, na prática. Mas é inegável a contribuição que tais homens deixaram para a raça humana.
Em algum determinado momento a ideia foi proposta. As pessoas tiveram contato com pontos de vista diferentes, e algumas soluções revolucionárias para problemas que assolavam o mundo, e pareciam imutáveis. Muitas começaram a debater sobre as novas propostas, dar novas contribuições, adaptá-las, e colocá-las em prática. A história da humanidade mudava, com contribuições  de homens que ousavam pensar diferente de seu tempo.
E praticamente todos os filósofos apenas manifestaram suas ideias, sem qualquer embasamento científico, sem apoio de teorias comprovadas, ou fatos verdadeiros cientificamente. Apenas manifestaram sua opinião, baseado na observação e na maneira como aprenderam as coisas. Analisando os casos, deram o seu pensamento ao mundo. E deixaram que o mundo discutisse como iriam colocar em prática tais ideias.
Por isso hoje entendo a filosofia como uma das áreas de conhecimento mais importante para qualquer pessoa que tenha a capacidade de pensar e analisar a realidade em que vive. Mesmo que a pessoa não concorde com a mensagem proposta pelo filósofo, isso a fará pensar, contestar, se revoltar, e criar ideias que sejam contrárias ao autor. Isso fará com que ele crie argumentos, mesmo que pra si mesma, para manter seu ponto de vista. E engrandecerá sua alma.
Por isso, se eu puder deixar uma dica, leiam os grandes filósofos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário