sábado, 14 de abril de 2012

Mudar num relacionamento


Tenho escutado e lido alguns comentários de pessoas que dizem que, ao namorarem, o outro deve aceitá-lo como ele é. Dizem que não acham certo serem mudados por causa de um namoro, e que ou gostam dele (a) assim, ou procurem outro. Pra quem já viveu algum relacionamento sério na vida, daqueles que duram um longo período de tempo, sabem o quão absurda é esta afirmativa.
Lógico que as pessoas têm seu estilo, suas características predominantes. E em geral elas são imutáveis: uma pessoa agitada será sempre agitada; um cara nervoso, mesmo contendo um pouco mais seu gênio, tende a ser sempre nervoso; uma mulher falante vai controlar a quantidade de frases minimamente na vida. E isso não há quem possa mudar. Ou você aceita o fato de seu parceiro ter uma característica “X”, ou vai procurar outra pessoa.
Porém, algumas atitudes mudam num relacionamento. E não é só pelo fato de a outra parte exigir, um relacionamento faz com que tais mudanças ocorram. Você começa a conhecer as atitudes de seu parceiro, e se adapta um pouco a elas. Conforme entende os gostos e preferências, vai tomando atitudes pra realizar estes gostos e deixá-lo mais feliz. E com isso, você vai mudando um pouco seus hábitos.
Por outro lado, um relacionamento pressupõe que você abra mão da sua individualidade. Ou você faz isso, ou o relacionamento torna-se insustentável. Você passa a tomar decisões baseadas na outra parte. Não decide mais o que fazer, quando fazer e exatamente no momento que você quer fazer. Logicamente isso não significa que você tenha que se apagar, nem deixar de lado suas metas, mas significa sim que elas serão compartilhadas e decididas em dupla. A opinião da outra parte fará total diferença para que você tome suas decisões.
E esta ideia pressupõe uma mudança, muitas vezes enorme, em algumas de suas características. Relacionar-se significa estar em permanente contato com alguém, adaptando-se às suas características, moldando-se a elas, moldando um pouco a pessoa às suas características. Depois de um ano de namoro você não é mais a mesma pessoa. Se a pessoa que estiver ao seu lado for uma má pessoa, provavelmente você terá piorado muito, além do claro fato de ter afundado um pouco sua vida. Se for uma boa pessoa, ao contrário, você irá melhorar, ser mais agradável a todos, e sua vida terá dado um grande salto. Posso dizer isso porque vivi as duas situações, ainda vivendo a segunda (o que espero que perdure até meu último dia de vida).
Por isso, quando você começa a namorar, se for levar este relacionamento à sério, significa que você necessariamente vai mudar. Em geral, suas características principais não mudarão tanto, mas seu modo de ver o mundo vai ser diferente. Sua maneira de reagir a determinadas situações, negociar vontades, será diferente. Pode parecer para aqueles que temem perder a liberdade, algo ruim e nocivo. Mas não é. Ter alguém para compartilhar a vida é muito bom, assim como aprender a compartilhar, ceder e melhorar como pessoa, faz com que ela seja um pouco mais bonita. Acredito hoje que não perdemos a liberdade num relacionamento, ganhamos a capacidade de respeitar outros seres humanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário