domingo, 19 de fevereiro de 2012

A velha propaganda tucana

Tive uma ótima aula de economia na segunda feira, porém, com uma ligação extrema com o lado político, de maneira irritante. E pra piorar, o professor defendeu demais a tucanalha do governo FHC (Farsante Hipócrita Sínico). Pra ele, o governo atual tem sido idêntico ao anterior, e o anterior tirou o país do buraco.
Pra começar, não entendo muito bem como podemos sair do buraco quando vivemos de empréstimos e mais empréstimos externos, sendo além de devedores, sujeitos às regras de outros países. Também não entendo como o fato de vender tudo aquilo que é do povo pode ser considerado algo bom pra se sair de uma situação ruim.
Verdade, as coisas estavam de mal a pior. O governo estava quebrado, a situação das empresas públicas era caótica e o investimento não viria. Teríamos que arrumar dinheiro de algum lugar pra conseguir sair dessa situação, e o governo escolheu o caminho mais fácil, vendendo tudo, e se livrando da bomba que é administrar tanta coisa.
O grande problema é que estes serviços, em sua maioria, eram essenciais para o país. Energia elétrica é algo que não se pode passar como um produto de mercado, é algo que o governo tem que administrar, e é eleito pra isso. Mas infelizmente o povo não viu a tempo esta aberração. E mais: se a corrupção fosse realmente combatida, e os privilégios fossem cortados, haveria bastante dinheiro para ser investido, não seria preciso vender nada, que por sinal não era deles para ser vendido.
Não vou me ater mais sobre os males das privatizações, pois já falei sobre isso antes. Mas sempre é bom lembrar que o governo Lula conseguiu fazer, por exemplo, a Caixa Econômica Federal funcionar como um banco extremamente poderoso no país, sendo um dos principais bancos do setor imobiliário, apresentando um lucro realmente compatível com os principais nomes da área privada.
Por outro lado, dizer que os dois governos é igual é no mínimo demonstrar total falta de conhecimento sobre a realidade em que vivemos. No governo FHC o desemprego era alarmante. O país não tinha qualquer prestígio no exterior, devia horrores, e segundo dados do IBGE, a desigualdade social atingia os maiores níveis da história. Muita gente estava à beira da miséria, a classe média estava decadente. O Nordeste inteiro passava fome.
Com o governo petista, a coisa mudou bastante. O país pagou sua dívida, passou a ser credor de outros países. A maior parte das pessoas finalmente conseguiu seu emprego, e finalmente o que é recolhido com impostos passou a ser usado para ajudar as pessoas que precisam de ajuda. Infelizmente nossa elite preconceituosa acredita que estamos sustentando vagabundos. Quando não conhecemos a realidade miserável de alguém, é fácil dizer isso. Mas poucos de nós algum dia imaginamos viver uma situação de miséria como aquela. Além disso, hoje qualquer empresa do mundo vê com bons olhos a possibilidade de investir no país. Somos uma das maiores economias do planeta.
Avançamos na educação, mesmo que pouco. Fortalecemos as empresas públicas. Alguns países querem brasileiros como turistas. Os avanços são inegáveis. Enquanto tivemos um governo FHC totalmente neoliberal, dando de mão beijada tudo o que era nosso para o capital externo, demitindo em massa, e ainda criando dívidas e mais dívidas, o governo Lula tratou de criar ações sociais para amenizar um pouco a miséria do povo, conseguiu fazer girar a economia e criar empregos, passou a emprestar dinheiro, se tornou realmente poderoso. Não entendo onde estão estas tão faladas (aqui em São Paulo) semelhanças.
Como não sou petista, devo afirmar: o governo Lula foi extremamente corrupto. Nunca se viu tanta notícia de deputado, senador e ministro metido em falcatrua, desvio de verba, manipulação de interesses. Nunca se viu porque a mídia nunca divulgou tanto. Sabendo que a maior parte da nossa imprensa é anti-PT, tivemos acesso a tudo de errado que este governo fez. Ao contrário da era PSDB, quando uma série de CPI´s e vários atos de corrupção eram relatados de maneira bem sutil, com pouco espaço, quando não nenhum. E em termos de corrupção podemos dizer que ambos foram idênticos.
Como eleitor sem partido, não gosto de nenhum dos dois. Tenho críticas severas ao PSDB, sendo que pouca coisa podemos aproveitar em seus mandatos. E apesar de entender que o PT Fez muita coisa boa, ainda assim fez muita merda, e critico muitas ações desastrosas que o partido de pseudo-esquerda tem feito. Mas é óbvio que, numa situação onde a escolha circula entre ambos, não há como se ter sequer uma pequena sombra de dúvida: o PT é um partido muito superior ao PSDB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário