domingo, 10 de fevereiro de 2013

O NOVO ÁLBUM DO HELLOWEEN E OS FÃS DO METAL


Sou um fã de carteirinha do Helloween, ainda mais quando se trata da fase em que o vocalista Andi Deris está na banda (ou seja, há vinte anos). Como fã incondicional de heavy metal, vejo na banda alemã uma expressão do metal em que pode-se aliar melodias fortes, criatividade, agressividade, e pitadas de outros estilos do rock, como o bom e velho hard rock, tão presente em muitos discos da banda.
Quando se trata de lançamentos da banda, cria-se entre os fãs uma aura de expectativa e uma necessidade extrema de que o próximo lançamento supere os anteriores, sendo o mais novo clássico da banda. Quando este fato não ocorre, cria-se uma frustração, assim como uma revolta com o que estão ouvindo. Para muitos fãs, alguns dos trabalhos anteriores são intitulados como “fracos”, “lixo”, e todo tipo de adjetivos pejorativos por não terem se enquadrado na categoria de clássicos da banda.
Sou fã da banda incluindo os discos mais “fracos” para os fãs, o que inclui os polêmicos Chameleon e Unarmed, e os recente criticados Rabbit Don´t Come Easy, Keeper Of The Seven Keys – The Legacy e Seven Sinners. Acredito que existe um grande diferencial no Helloween, por ser uma banda que busca sempre algo diferente, que se intromete em diferentes estilos, flerta com melodias e situações diferentes.
Mas temos um problema sério que envolve esta banda e tantas outras: os fãs do metal. Sim, os fãs acabam por se tornar um imenso problema para a maioria das bandas, porque eles esperam fórmulas consagradas, onde a banda irá tocar o mesmo tipo de música ano após ano. Irá variar poucas coisas dentro do que faz. E infelizmente a maior parte das bandas de heavy metal tem entrado nesta esteira, mergulhando o metal num mar de mesmice e numa falta latente de criatividade.
Por isso, apesar de não gostar de muita coisa no universo do heavy metal, tenho um respeito profundo pela maior parte das bandas de diferentes estilos, e pelas bandas que “ousam” mudar ao longo de sua carreira, como fizeram o Metallica, o Edguy, o Soilwork, etc. Podem não ser minhas bandas preferidas, mas pelo menos estas bandas estão tentando mostrar aos fãs de metal que existe um mundo além do que eles esperam.
Pra mim, o Helloween tem feito isso com imenso sucesso. Vejo a banda como o Queen do heavy metal. E quando escuto esta banda, não me preocupo se vou ouvir o melhor disco da história da banda, nem se irei ouvir um novo clássico, ou se o Helloween irá manter seu nome na história do heavy metal. Foda-se. O que me importa é ouvir um bom disco, que agrade ao meu gosto musical, e que se apresente diferente do que ouvi no anterior. E isso os caras têm feito como ninguém.  Podemos ouvir um som mais sombrio, algo rápido e agressivo, algo clássico e extremamente elaborado, algo mais hard rock, algo mais pop, várias baladas. A banda apresenta um portfólio tão imenso e vasto, que sempre existe alguma coisa que o mais chato dos fãs é capaz de gostar.
E acredito que o que tem faltado à maioria dos fãs de metal, não só do Helloween como de todas as demais bandas, é realmente curtir o som. A maioria parece adolescente revoltado com tudo sem saber o motivo. Atacam o estilo que tanto gostam porque as bandas arriscam fazer coisas diferentes, mesmo que estas diferenças estejam dentro do metal. Um conservadorismo inexplicável, pra quem está inserido dentro do estilo musical da rebeldia e da revolta. Quando deveríamos estar aproveitando o que temos, ficamos batendo nos caras que ainda lutam contra uma indústria musical podre, pra trazerem um tipo de música que só ouve quem realmente ama a música.
Claro, ninguém é obrigado a gostar de tudo. Eu mesmo não gosto de muita coisa dentro do metal. Mas prefiro ouvir um Rhapsody, uma banda que não gosto, do que ter que aturar este maldito funk que destrói nossa sociedade. Prefiro ouvir o pior disco do Edguy, do que ter que ouvir cinco minutos de pagode. Prefiro ouvir o Saint Anger, do Metallica, do qualquer coisa feita no axé. Mas se eu não quiser ouvir, não vou sair por aí esculachando uma banda que tanta coisa boa fez pelo nosso estilo, só porque um dos trabalhos não me agradou.
Acho que o heavy metal já apresenta uma idade suficiente madura para que estes fãs parem de agir como garotos mimados que querem tudo no colo, que se a mãe muda a cor da roupa, dão xilique pra vizinhança inteira ouvir. Se vocês não gostam das novidades, parem de ouvir. Talvez vocês se conformem com a porcaria que a indústria musical está trazendo.
Mas, pra quem ainda se interessa pela minha opinião pelo novo trabalho do Helloween, Straight Out Of Hell, só posso dizer que é absolutamente perfeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário