domingo, 10 de fevereiro de 2013

E A GASOLINA SUBIU


Neste começo de ano tivemos pela primeira vez em nossa história uma diminuição significativa na conta de luz, enquanto, dias depois, veio um aumento razoável no preço da gasolina. Numa análise populista, quase um tiro no pé, uma vez que os donos de carros se revoltaram.
Os analistas políticos e econômicos têm massacrado o governo Dilma, com uma parcela da mídia apoiando, uma vez que a Petrobras, sem reajustar o valor devido dos custos, teve um lucro diminuído para singelos 21 milhões de reais. Segundo os especialistas, o governo está impondo à Petrobras a conta da contenção da inflação, fazendo com que a empresa segure os prejuízos, para que o povo não pague a conta. Aliado a isso, traz série de reportagens com as pessoas que perdem dinheiro com as ações da empresa.
Nunca fui ter dó do governo, mas neste caso eu estou sim. Se o governo aumenta a gasolina e salva uma empresa estatal de ter seu valor diminuído e seus acionistas em prejuízo, deixa o povo puto e gastando mais. Se salva o povo, ferra com a empresa e com quem investe nela. Algo cruel e sem solução.
E o governo decidiu aumentar o preço da gasolina em 6%. O repasse é bem menor do que o necessário para cobrir todos os prejuízos da empresa. Para o povo, um aumento absurdo, desproporcional e que existe para tirar o valor que foi dado com a conta de luz. Sempre desejei que as pessoas fossem mais engajadas politicamente, para o bem do nosso país, mas eles resolveram encarar a briga só na hora errada.
No governo FHC tivemos aumentos sucessivos dos preços da gasolina, aumentos recheados, que transformaram o poder de compra do brasileiro em algo bem reduzido. No governo Lula os aumentos continuaram constantes, apesar de virem num nível menor. O povo passou a perder menos e a empresa conseguiu atingir um patamar maior. Agora, com a nossa presidenta, a coisa caminha para um meio termo. Temos um pouco de aumento, mas amortizado para a chegada no bolso do consumidor.
Acredito que as coisas melhoraram neste sentido. Não me lembro de ter visto diminuição em conta de nada. Nem me lembro de ter visto um governo segurar o repasse de alguma coisa para o consumidor, ainda mais brigando com uma das maiores empresas do mundo, criando críticos de tudo quanto é lado. Pode ser uma medida populista sim, mas foda-se. O que importa é que existe vantagem para o povo. O que importa é que ela tem feito a parte dela.
Mas, claro, as pessoas vão colocar sua opinião no que mexe no bolso, para o lado negativo. Irão criticar o aumento, porque existe uma campanha de mídia fazendo isso, e tentando reverter o ato benéfico do governo. Ao mesmo tempo que existe uma campanha para mostrar que ela está acabando com a empresa.
Mas o que me deixa puto mesmo, é entender porque na época do FHC, que sonhava em privatizar a Petrobras (e aí eu queria ver o valor do aumento que estaríamos reclamando hoje), que mais que duplicou o valor final da gasolina, ninguém comentava absolutamente nada sobre o tema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário