quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Que porra de democracia é essa?


Ao longo de toda a minha vida eu convivi com manifestações teístas, de diversas religiões, como espíritas, católicas, evangélicas, etc. Manifestações que tentavam a todo custo me convencer sobre a verdade que traziam, a felicidade na aceitação de deus, os problemas que a falta me causaria. Quando estas pessoas exageravam na dose, eu ficava puto, mas raramente discutia ou brigava. Em geral, eu as deixava falar, porque uma hora a pessoa cansa.
Mas essa merda de religião na cansa nunca. Você passa a vida todo ouvindo mensagens e mais mensagens tentando te convencer a aceitar Jesus. E quando você está numa situação realmente difícil, estas mensagens se tornam praticamente um bombardeio. E se estas pessoas sabem que você é ateu, aí vira uma guerra psicológica.
E chegou um momento em que eu cansei de ficar quieto. Primeiro por ter que sair sozinho de situações extremas, onde eu precisava encontrar uma razão pra continuar nessa vida. Depois de ter ralado muito, ter ficado noites em clara, tentando me reerguer contra situações extremas, eu consegui com bons amigos me apoiando, mas sem nenhum Deus a quem eu tivesse recorrido.
Depois, vendo todos os nossos sonhos virarem pó, e pessoas excelentes tendo que passar por um sofrimento indescritível, eu tive certeza de esta merda de deus é uma bobagem que as pessoas usam apenas para controlar e machucar umas as outras. Ninguém tem ideia do sofrimento que foram os primeiros dez meses após a tragédia. Ninguém jamais poderá imaginar pelo que passamos, pelo que eu passei. Então ninguém jamais poderá querer dizer como eu devo pensar sobre tudo isso.
Sim, eu comecei a me manifestar. Comecei a expor com clareza o que eu penso, doa a quem doer. Porque ninguém vai ouvir as suas preces. Ninguém virá te trazer um milagre no último segundo. Se você não levantar a porra da bunda da cadeira e começar a fazer alguma coisa pra se ajudar, você vai se foder legal, meu amigo. E mesmo quando você toma as ações corretas e se prepara bem, ainda assim você corre o risco de ser pêgo pela fatalidade, e ter que começar a construir seu caminho de novo, passo por passo.
Mas é óbvio que se você tem uma opinião contrária à maioria, você sempre será o errado, o cara revoltado, o cara que quer aparecer. Contrariar a ideia de deus num país que 90% da população acredita nesse papai noel é errado. Esse é o tipo de pensamento que por si só ofende as pessoas. E isso sempre será assim, porque quem é ateu acredita que a Bíblia é uma besteira enorme, e que religiões serviram ao longo dos anos pra matar, torturar e criar infelicidade entre as pessoas. Basta estudar um pouquinho de história. E saber que você serve assassinos com certeza irá te ofender. Mas esta é a verdade.
E claro que eu entendo que pessoas pensam diferente de mim. Aliás, poucas vezes encontrei pessoas pensando da mesma forma que eu, exceto na política. Sei que meus comentários e meus textos serão alvos de críticas. E acreditem em mim: gosto disso. A polêmica gera a discussão, ideias divergentes. E acredito que isso seja extremamente saudável, pois é com o debate que se chega a um consenso, qualquer que seja o assunto.
Ao longo dos anos a humanidade se viu diante de polêmicas, e precisou pensar pra sair destas situações. A igreja católica um dia foi contestada em sua soberania, com a crítica de suas atitudes sanguinárias, para que se pudesse ter a religião protestante. Um dia as pessoas precisaram protestar, fazer greve e até mesmo dar a vida para que tivessem direitos trabalhistas. As mulheres precisaram protestar, reclamar, e chocar o mundo pra que pudessem ter sua liberdade e o direito a serem iguais, para que pudessem ter direito a ter uma vida sexual satisfatória.
E todas essas pessoas foram contestadas. Todas foram criticadas e acusadas de promoverem a desordem, ferirem a moral, de ofenderem os valores que havia na época. Com certeza quem foi contra escravidão de negros no século XIX ofendeu aqueles que ganhavam seu sustento disso. Esta é a vida, e provavelmente sempre será assim.
Agora querem que eu me cale porque minha opinião é contrária à massa. Eu devo manter o silêncio porque meu modo de pensar vai ofender a crença de todos. Claro, mocinhas, eu sei que irei ferir seus sentimentos expondo os meus. Mas, aceitar opiniões divergentes faz parte daquilo que ouvimos na infância de nossos pais, do “tornar-se homens”. Talvez vocês que nunca são contestados tenham uma grande dificuldade com isso, mas acreditem: respeitar o que nos contraria não é tão difícil assim.
Eu continuarei. Não me importo o quanto as pessoas irão me odiar. E menos ainda o que irão pensar sobre mim. Cara, você provavelmente não entendeu que eu sou ateu. Eu sou a negação de valores sociais, como outros 10% que pensam como eu. Eu já ouvi por causa disso todo tipo de crítica, ofensa e manifestação de ódio que você possa imaginar. Já conheci pessoas que pararam de falar comigo por causa do que eu penso. Você acredita mesmo que eu vou recuar por que você ficou com raivinha?
Eu não importo como as pessoas vão pensar no meu modo de me vestir. Não me importo se irão se indignar pelo fato de eu ser fanático por heavy metal, ou por ser um amante incondicional de gatos. Não me importo se vão ficar indignada quanto eu repudio valores tidos como intocáveis. E mais do que tudo isso: não me importo muito se você quiser continuar acreditando em deus, usar roupas da moda, se quiser ser um religioso moralista, nem se você gosta de pagode. Não me importo que você tenha sua opinião, desde que você seja consciente nem obrigue ninguém a seguir o que você segue, ou ouvir o que você ouve. Se você quer me ofender sobre isso, beleza, não vai ser o primeiro, e provavelmente não será o último. E também não vai fazer sequer um arranhão sobre meu modo de pensar.
Com certeza eu continuarei discutindo meu ponto de vista sobre suas manifestações que considero erradas, como a pena de morte, ataques a casamento gay, etc. E não vou me sentir nenhum pouco ofendido se minhas ideias ateias, do sexo livre, do casamento gay, e toda forma de polêmica forem contestadas. Porque isso é a democracia, porra. Isso é o que faz com que possamos evoluir, como gente grande. Ninguém precisa partir pra ofensas pessoais pra contestar ideias, a não ser que não se tenha argumento plausível pra debate-las, e se veja forçado a ser como um selvagem.
Doa a quem doer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário