segunda-feira, 19 de novembro de 2012

The Walking Dead


Sou um homem que odeio seriados Americanos. Primeiro porque demora anos pra chegar ao fim, segundo porque eu tenho um tempo um tanto quanto escasso, e segundo porque em geral começa-se a encher demais a linguiça pra conseguir manter o tempo de história. Além disso, histórias com zumbis servem apenas para entretenimento momentâneo. Uma hora e meio vendo gente ser dilacerada pra quem gosta de filmes de terror, sabendo que no fim todo mundo morre. Desta feita, o seriado The Walking Dead tinha tudo pra ser um fiasco no meu conceito.
Comecei a assistir a série porque meu amigo Rodrigo Reis nos convidou pra reunir a galera em sua casa pra assistir o primeiro episódio. Como eu gosto muito de estar entre os amigos, achei que seria uma boa ideia, mesmo imaginando o quão besta iria ser o programa. Cerca de um ano depois tenho a série toda baixada no meu computador, além de ter lido as 54 primeiras edições dos quadrinhos, e ter baixado até a 70ª no computador, só não tem o restante porque ainda não tive paciência pra baixar uma por uma.
A história começa com o policial Rick em coma, e quando acorda, o mundo está infestado por zumbis. Ele vê sua cidade morta, e sua família desaparecida. O seu primeiro passo é encontra-los. Assistindo ainda o segundo episódio, temos o protagonista encontrando um grupo de sobreviventes, em meio a um ataque de zumbis, em Atlanta, já tomada pelo caos. Nada tão diferente do que ocorre em filmes como Madrugada dos Mortos e coisas do tipo.
Até agora tivemos 24 episódios lançados, numa história bastante complexa e cheia de tensão. Em pouco tempo você percebe que os zumbis são somente um pretexto. O que conta aqui é a situação extrema, onde o que importa é sobreviver. As poucas pessoas que restaram devem lutar por suas vidas, praticamente sem esperança e sem nada que lhes dê grande vantagem, exceto a inteligência.
Mas o que é incrível nesta história é ver diversos tipos de personalidades diferentes, colocadas constantemente em situações de extremo perigo e tensão, passando pro traumas e perdas, sendo modificadas pelo ambiente ao longo dos meses. Conseguimos imaginar o que passaríamos se estivéssemos diante destas situações, a cada episódio, a cada fato, e a cada reação de cada personagem.
Temos na história um traficante racista, um homem que banca de mal, mas na verdade apresenta um grande coração; um garoto que ainda têm esperanças na humanidade; um mulher forte e decidida que perde a irmã e tem que encontrar um razão pra sobreviver neste mundo terrível; dois amigos que disputam o amor da mesma mulher, vendo a própria amizade de ambos se esfacelar por causa deste amor. Pessoas questionando decisões de outros. Um prato recheado com muita informação.
Ao longo da história os personagens se deparam com situações bastante complicadas, como a decisão de matar ou não um intruso que os agrediu, mas que aparentemente o fez porque não tinha outra escolha. Decidir o que fazer com um celeiro cheio de zumbis cultivados por um homem que tem esperança de que sejam apenas pessoas doentes. Entre tantas situações extremas pelas quais passam.
Não necessariamente um protagonista nessa história, apesar de ter um pouco mais de importância o próprio Rick. Outros personagens que ao longo da série ganham grande importância e passam a ser decisivos para a série, acabam por morrer. Outros que pareciam ser meros coadjuvantes ao longo da história ganham importância. Temos uma situação onde é inimaginável saber quem vai viver ou quem vai morrer no próximo episódio. É tensão e polêmica o tempo todo.
Como eu disse, os zumbis são o pretexto. O que importa é ver como reage o ser humano quando o medo o domina. Como reagem as pessoas em situações extremas, quando não há mais lei e eles estão equiparados a animais selvagens. Analisar diversos tipos de mentalidades diferentes, querendo resolver as coisas ao seu modo. Conflitos reais numa situação hipotética.
Pra quem gosta de uma história bastante original, muito bem elaborada, cheia de reviravoltas e surpresas, onde nem sempre a justiça prevalece, The Walking Dead é essencial. Uma história única, épica, que com certeza será um marco. E serve de quebra pra fazer com que pessoas que odeiem séries e zumbis revejam seus conceitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário