quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Vergonha verde


Dia 18 de novembro de 2012. Dez anos depois, o Palmeiras é rebaixado pela segunda vez no Campeonato Brasileiro. Eu deveria dizer que como palmeirense estou triste, mas não estou. O que aconteceu foi plenamente justo e previsível. Incrível mesmo foi ser campeão da Copa do Brasil no primeiro semestre.
Entendo que tudo na vida deve provir de organização. As pessoas precisam ser minimamente organizadas pra conseguir algum tipo de sucesso na vida. Você obtém êxito num concurso público se você estudar regularmente, tiver uma dedicação mais ou menos razoável, etc. Consegue comprar uma casa se for uma pessoa controlada com dinheiro, que entenda que juntar dinheiro é quase que uma obrigação. Tudo na vida precisa de organização.
E não é o que temos visto no Palmeiras há um bom tempo. Facções política diferentes disputam avidamente o poder no clube. Mais parece a máfia do que dirigentes. Até aí tudo bem, todo clube tem disputa de poder. Mas em geral as partes divergentes querem que seu time do coração vença e seja campeão, independente de quem está no comando.
No Palmeiras é cada um por si. E não só isso, como quem comanda espera e faz tudo o que estiver a seu alcance pra prejudicar o trabalho do seu opositor. Prefere ver o Palmeiras perdendo para ter o poder, do que ver seu time do coração ser campeão de alguma coisa. E se passar uma imensa vergonha com isso, melhor ainda. Ou seja, o Palmeiras é um  time comandado por uma guerra civil.
E há muito tempo que está claro pra todo mundo que o destino seria esse. Há anos o time é mero coadjuvante para seus principais adversários, não conquistando títulos, nem disputando finais importantes. Sendo goleado rotineiramente, e sendo preterido pelas principais emissoras de televisão. Isso é mais do que óbvio.
Não vou deixar de torcer pelo Palmeiras, porque esse tipo de coisa agente não escolhe. Mas, por outro lado, não consigo deixar de lado os meus ideais por causa de uma suposta paixão por um time. Não posso torcer pelo sucesso de pessoas hipócritas e interesseiras, que não medem esforço para conseguirem o que querem, especialmente quando isso prejudica um monte de gente. Isso não é certo, independente de que camisa. Não achei nada correto o Corinthians usar dinheiro público para construir seu estádio, por que agora deveria achar certo que dirigentes usem um time que é a paixão de muita gente para seus interesses particulares?
Acredito que a torcida do Palmeiras vá encolher ainda mais. E acredito que dias negros estão à vista. Não da pra torcer por um time com tanta podridão, mesmo que eu torça pra que pessoas possam recuperá-lo. E mais ainda, é com muita tristeza que eu penso que eu seria totalmente errado se eu tentasse fazer com que um filho meu fosse palmeirense, se meu time tem uma realidade tão catastrófica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário