quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Onde está o respeito?


Se você mora em periferia, você já deve ter passado mais de uma madrugada com os nervos a flor da pele porque algum vizinho seu resolveu dar uma festinha, e às 3h00 da manhã está com o som no último volume, e um monte de gente está gritando na casa do seu lado. Você provavelmente já deve ter sido acordado domingo bem cedo porque aquele seu vizinho trabalhador resolveu reformar sua casa, e começou a quebrar e bater em todas as paredes, além de ligar a furadeira pra colocar os novos furos dos móveis. Também deve ter passado uma madrugada inteira entre acordar e dormir, porque um bando de cachorros ficou latindo pro nada horas e horas sem parar, enquanto você tentava desesperadamente dormir.
Eu sempre fui e sempre serei um estressado com esse tipo de coisa. Mas depois que voltei de Buenos Aires, me dei conta da mediocridade em que estamos atolados. Lá você realmente dorme à noite, as pessoas têm controle total sobre seus animais, ninguém precisa ouvir música no último volume pra se divertir, nem passar com o carro cheio de módulos pra mostrar pra todo o mundo que tem um som potente. Lá as pessoas respeitam minimamente a privacidade das demais.
E não sei exatamente onde nos perdemos, mas parece que nos tornamos babacas demais pra nos importamos com isso. E digo “nós”, porque acho que muitas vezes eu mesmo não me importo com alguns excessos de barulhos. Já é normal sermos acordados por gritos, é normal o sujeito estacionar o carro na calçada e impedir a passagem de todo mundo, é normal as pessoas pararem no meio do caminho, montarem barraca e criar transtorno para pessoas andarem. É normal você aceitar o som do seu vizinho, para não parecer chato.
Chegamos a um ponto em que a sociedade ruiu. Aqui cada um faz exclusivamente o que lhe dá na telha, e não importa em que isso irá intervir na vida dos outros. E não se trata de manifestar opiniões divergentes, e sim de obrigar as pessoas a compactuar de coisas que elas muitas vezes não gostam. E não deixar opção. Ninguém vai furar os tímpanos pra não ouvir o barulho do seu som, nem é um super homem pra arrancar seu carro da calçada. Elas simplesmente são obrigadas a suportar aquilo que as prejudica, porque um desgraçado acha que é dono do mundo.
O que eu me questiono mesmo é saber se as pessoas realmente são felizes dessa forma. Se elas acham que viver desta forma é algo que realmente lhes de prazer e alegria. Eu queria saber se é realmente pra isso que as pessoas têm se esforçado tanto. E se a resposta for sim, realmente teremos um imenso problema...

Nenhum comentário:

Postar um comentário