quarta-feira, 28 de novembro de 2012

São Paulo quase Rio


Antigamente quando ouvíamos notícias do Rio de Janeiro, tínhamos a clara sensação de que estávamos diante de uma terra em guerra civil, onde a polícia era refém dos criminosos, e praticamente lutavam todos os dias apenas para sobreviver. A população não tinha segurança, e saía de casa num clima de “roleta russa”, sem saber ao certo se voltaria para casa viva ou não.
Agora basta abrir a porta de casa para nos sentirmos assim. Enquanto o Rio teve significativas melhoras nos últimos anos, São Paulo se tornou uma praça de guerra e de extermínio como poucas vezes se viu. Policiais têm sido mortos todas as noites, em execuções por vingança, mostrando que a segurança em nosso Estado não passa de uma piada.
Muita coisa no governo estadual é uma tragédia, mas pouca coisa vem à tona. Agora com as mortes de policiais, não há como esconder. O crime organizado está destruindo todo nossos sistema policial, mostrando que ele não é nada. A polícia está com medo, e em evidente desvantagem.
Pra quem já precisou dos serviços da polícia, sabe o quão ruim as coisas são. Sequer pra coibir o excesso de barulho eles têm eficiência. Parece que nos últimos anos a polícia vinha tentando não atender ocorrências, não sei se pela extrema falta de pessoal, ou se por comodidade mesmo. Quem um dia precisou fazer um boletim de ocorrência deve ter ideia da tragédia que é isso.
E nosso ilustre governador... esse tem extrapolado todos os níveis de lucidez que poderíamos imaginar. A afirmação de que São Paulo é a maior cidade do mundo e que os índices de assassinatos são proporcionais é algo que deixa qualquer um estupefato. Acho que ele não entendeu que a polícia está sendo massacrada. Aqueles que deveriam ser os responsáveis pela segurança estão sendo destruídos, o que deixa clara a mensagem para o povo que ele governa que cada um será obrigado a cuidar da sua própria segurança. Mas acho que a inteligência de nosso picolé não atingiu este nível ainda.
Mas para ele, a mídia faz propaganda contra São Paulo. Claro, só porque estão matando alguns policiais todos os dias, é preciso noticiar? Aliás, ele nem está acostumado mesmo a ter as merdas do governo divulgadas na TV, assim como várias CPIs engavetadas na administração tucana, o sustento da editora Abril com verbas públicas pra que esta editora não os ataque, arrocho salarial, sucateamento do serviço público. Agora que eles são obrigados a responder uma crítica feroz, é claro que ele não sabe como fazer.
O povo sabe que aqui virou uma terra sem lei. Sabe que nosso governo é fraco e incompetente. E sabe que temos uma polícia sem condições de agir. O povo começa a buscar soluções extremistas, como sair matando todo mundo. Ninguém mais confia no governo, apesar de pouca gente conseguir raciocinar sobre a culpa desse partidinho de merda sobre o que está acontecendo. E agora sabemos que São Paulo está com muito medo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário