domingo, 27 de junho de 2010

Aos críticos, com amor


Quando comuniquei ao meu avô o fato de ter sido nomeado para o cargo de Escrevente, ele me deu os parabéns, ficou bastante feliz, e disse uma frase que me deixou bastante chocado: “Eu sempre falei para as pessoas que você iria longe, mesmo todas elas dizendo que você não iria conseguir muita coisa na vida”.
Alguns dias depois, minha avó comentou a mesma coisa, dizendo que muitas pessoas não acreditavam no meu potencial, achando que eu somente daria problemas. Meu pai, de uma maneira mais indireta, afirmou o mesmo. Não sei exatamente se estas pessoas que disseram isso fazem parte da minha família, uma vez que sempre percebi que tenho uma das famílias mais desunidas da face da terra, com algumas raras exceções. É cobra comendo cobra.
Eu comecei a me lembrar aquele dia 30 de novembro de 2004, o dia em que eu estava acabado. Eu estava quase morto fisicamente, morto mentalmente. Estava desempregado, tinha tomado um pé na bunda, tinha problemas seríssimos com meu pai, minha mãe imersa em vícios, faculdade trancada... aquele parecia um dos piores pesadelos da minha vida. Poucos dias depois, eu sabia que iria dar a volta por cima, só não sabia exatamente por onde começar. E pra começar, quebrei o pau feio com pai, saí de casa, e fiquei seis meses sem falar com ele. Deve ter vindo mais uma saraivada nesse ínterim, nesse brilhante começo enfiando o pé na lama...
E de lá pra ca, depois de passado esse primeiro terremoto, o jogo começou a virar. Bem aos poucos. Fui fazendo tudo com calma, planejando, dando um passo de cada vez. Voltei a trabalhar, mostrei o meu valor. Voltei a prestar concursos, com mais afinco, e agora comecei a passar na maior parte deles. Reatei as relações com meu pai, e algum tempo depois, posso dizer que voltei a ser amigo dele. Comecei a namorar despretenciosamente, e descobri que estava diante da mulher mais maravilhosa que poderia sonhar. Fui morar sozinho, comecei a conquistar as minhas coisas.
Fui nomeado para o cargo de professor do Estado, cujo salário é baixo, mas foi o suficiente para que eu me mantivesse. Com isso, depois de suar muito, arrumar briga com metade da parentaiada, eu e ela compramos nosso apartamento. Simples, sem luxo, sem lazer, mas é nosso, e antes mesmo de casarmos. Começamos a planejar o tão sonhado casamento.
E enfim, fui nomeado para o cargo de escrevente. Um concurso que contou com 105.000 inscritos. E eu, sem qualquer formação em direito, passei, em 2109º lugar. Agora, depois de dois anos e meio, fui nomeado, e espero alguns poucos dias para a cerimônia de posse. Com isso, iremos preparar os ajustes finais para o nosso casamento, pagando a festa. Além disso, iremos conseguir fazer nosso apartamento planejado, valorizando nosso imóvel.
Em cerca de seis anos, eu realmente saí do inferno, e me senti como uma verdadeira Fênix, renascendo com força total. Às vezes penso que na verdade eu nasci pela primeira vez, pois até então eu simplesmente vivia por viver. Comecei a ver o sentido da vida, ter prazer nesta luta diária, sentir alegria em superar os obstáculos. Logicamente muita ajuda teve que existir para que eu conseguisse superar tantas barreiras, especialmente dos grandes amigos (e aí eu colocaria os amigos que agente conhece ao longo da vida, mas também os amigos que têm o nosso sangue, porque pra mim não basta ser parente, ter que ser amigo de verdade, e isso poucos são!). Meu pai me ajudou pagando a faculdade e me deu o suporte para conseguir superar aquele momento terrível, além de uma série de conselhos ao longo da vida (que eu só comecei a entender depois de uma certa idade); meus avós, que sempre estiveram do meu lado, para o que quer que fosse; alguns grandes caras que fizeram parte da minha vida, especialmente o grande (em todos os sentidos) Igor, que foi o cara que me carregou nas costas quando eu não queria mais andar, e me deu a chance que eu precisava para me levantar; e agora esta moça sensacional que está ao meu lado, fazendo dos meus dias incrivelmente felizes, mesmo quando agente briga!
Cara, eu olho pra trás, e tenho orgulho de mim mesmo. Eu vejo tudo o que passei, e realmente penso que eu queria ser eu mesmo, e ninguém mais. Adoro a maneira com que escrevi a minha história. Creio que, de certo modo, deixei uma boa lição de vida pra muita gente, que quiser aproveitar. Creio que consegui mostrar o que é sair do fundo do poço e recomeçar bem de baixo, e em pouco tempo ser um grande vencedor.
Então, neste momento, não posso deixar de pensar em todos estes críticos, que nunca acreditaram em mim, e que me viram somente como um derrotado sem forças e fraco. Aqueles que me abandonaram nas horas mais difíceis, que repudiaram sobre mim por eu ser bonzinho demais às vezes, os que mentiram, os que me enganaram. Todos estes, que foram essenciais para o meu crescimento, eu gostaria que assistissem de camarote este momento, porque neste momento a maior alegria que eu estou sentindo vem de vocês.
E para celebrar este momento único na minha vida, gostaria de lembrar o grande Maradona, e lhes dizer: CHUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUPAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

2 comentários:

  1. OIE
    ROBERTO, EU LEIO SEMPRE
    SEUS TEXTOS E, ACHEI O MAXIMO A SUA HITÓRIA
    DE VIDA, VC DEU A VOLTA POR CIMA E PROVOU
    PARA TODOS O SEU POTENCIAL..
    VC FICOU SURPRESO PORQUE ALGUNS ALUNOS LAMENTARAM A SUA SAIDA.
    PRA MIM NÃO FOI SURPRESA, PORQUE EU FUI SUA ALUNA DO SEGUNDO ANO 2TE DO EJA NO VERIDIANA,
    EU APREDI MUITO COM VC, E APREDI A GOSTA DE ARTES, APREDI ATÉ A PINTAR.
    MUITO ALUNOS DA MINHA SALA GOTAVA MUITO DO SENHOR. Quando a professora Marlene falou q vc tenha deixado a escola lamentamos,
    porque vc foi muito legal com agente e, nós gostavams dE suas aulas, muito boa sorte em sua nova profissão.....

    ResponderExcluir
  2. Oi, Eli.
    Na verdade ali rolava muito estress e muitos problemas, então não temos noção de onde nosso trabalho alcança. Com calma, vendo e ouvindo as pessoas, percebi que consegui fazer algumas pessoas se interessarem por artes, e muitas respeitarem. E principalmente, consegui fazer muitos amigos. Isso realmente valeu o sacrifício.
    Espero ouvir mesmo que todos tenham tido muito sucesso na vida. Isso seria a glória maior.
    Realmente é muito bom ter conquistado tudo isso. Obrigado de coração!

    ResponderExcluir