sexta-feira, 4 de junho de 2010

Algo muito perigoso


Tempos atrás comentei sobre o maldito Big Bosta, e alguns males que esta desgraça causa para a nossa sociedade. Porém, um fato me chamou a atenção de maneira mais aprofundada em relação a ta programa. Não assisti um único segundo desta merda, e não fazia a menor idéia do que estava acontecendo. Porém, em um determinado momento, li no site UOL que o vencedor era um nazista. Procurei informações a respeito, conversei com pessoas, e descobri que era verdade, que o vencedor inclusive tem uma suástica desenhada no braço.
Este fato me deixou um tanto quanto chocado. Não estava acreditando que sequer havia algum ser humano capaz de defender esta imbecilidade, e ainda mais quando este ser humano é um brasileiro, um povo que vem de tantas miscigenações.
Algumas pessoas chegaram a afirmar que o rapaz em questão sequer sabe o que prega a filosofia nazista. Tudo bem, acredito que para ser participante do Big Bosta, cérebro não seja a qualidade mais forte do cidadão. Mas é muito difícil você não conhecer nada a respeito de uma filosofia que você abraça. E em geral, as pessoas associam o nazismo como uma forma de discriminar pessoas negras.
O sistema não deu certo já na Alemanha em um momento em que racismo e segregação estavam no auge. O mundo se colocou contrário a este babaquice. E em geral, este regime apresentou pouca coisa de interessante para o mundo. Talvez o patriotismo tenha sido a herança mais  forte desta desgraça para a raça humana.
Porém, fico intrigado em como um povo como o nosso pode colocar as glórias e considerar como um de seus principais heróis um ser que defende esta loucura. Como podemos enaltecer um regime que prega o ódio a todos aqueles que são diferentes? Como dar tanta audiência para algo que prega o assassinato de quem está contra o regime e contra o Estado?
Alguns afirmam que a Rede Globo manipula o resultado do programa.  Que seja. O problema continua fortíssimo. Aí teríamos a maior emissora de televisão da América Latina pregando abertamente um regime como estes. Já é claro que eles são alinhados radicalmente com a direita, e com tudo aquilo que represente continuísmo em toda nossa miséria. Mas daí a defender algo como o nazismo, seria demais. E subliminarmente eles começam a incutir coisas como estas na cabeça do povo.
São pensamentos que me vêm ocorrendo em decorrência do vencedor de um programa estúpido, assistido por uma audiência igualmente estúpida, ser portador de um regime ainda mais estúpido, o que nos colocaria no patamar de um povo irremediavelmente estúpido, vivendo dentro de um país estúpido, que nunca vai deixar de glorificar tal estupidez.

Um comentário:

  1. Oi Roberto,

    A suástica não é só usada pelos nazistas, mas por várias religiões como budismo e hinduísmo. Esse papo do Marcelo Dourado ser nazista é mentira sensacionalista que o próprio pessoal dentro do programa tentou usar contra ele, de forma bem leviana. E muita gente fica com essa versão, porque ela chama a atenção e não sabem que o símbolo tem uma história de muitos anos que precede o nazismo e representa filosofias bem diferentes.

    Abraços

    ResponderExcluir