terça-feira, 5 de março de 2019

SER VEGETARIANO


Há seis meses abandonei de vez o hábito de comer carne. Qualquer tipo de carne. Diante do meu amor a queijos de qualquer espécie, apesar de uma intolerância leve à lactose, o termo correto seria ovo-lacto-vegetariano, mas creio que isso torna as coisas excessivamente complexas, especialmente para explicar para pessoas leigas.
Confesso que nunca fui o cara mais fissurado do mundo em carnes. Gosto muito de frango, mas carne de boi sempre comi extremamente bem passada. E nunca gostei de nenhum tipo de gordura. Além disso, por questão de saúde, passei, ao longo dos anos, a comer todo tipo de verduras, legumes e frutas. Berinjela, por exemplo, que eu sempre detestei, fiz um esforço e ma habituei, a ponto de ser um grande fã do rattatouile.
Antes de tomar a decisão final, já tinha esse desejo há anos. Já tinha tentado algumas vezes, sem o devido esforço. Dessa vez observei pessoas que há muito são vegetarianas. Como agem dia a dia, suas vidas sociais, o fato e participarem até mesmo de churrascos. Analisei o tipo de substituição. Devo ter passado uns seis meses fazendo uma análise cuidadosa do caso.
E finalmente, mudei de vida.
O motivo é só um: tenho mais admiração pelos animais do que pela maioria esmagadora dos humanos. Mesmo os carnívoros, que seriam os que me desmentiriam, agem por instinto e por uma necessidade biológica. A maldade faz parte exclusivamente dos seres humanos.
Fico perplexo com uma indústria da morte criada para o consumo de carne. Consumo este excessivo, em que vários estudos alertam para o risco de aumento sensível da fome no mundo. Bem como o desperdício de partes dos animais, cujo consumo não são financeiramente interessantes.
Criar uma quantidade absurda de animais para abatê-los é desumano. Considero impossível não se sensibilizar com sofrimento de qualquer ser vivo. Bezerros criados para consumo algumas vezes são criados amarrados, numa verdadeira tortura de uma vida, para serem abatidos aindo muito jovens.
Chegamos ao ponto de idolatrar um patê feito de fígado de ganso, onde o bicho tem comida entuchada para engordar e aumentar seu fígado. A tortura deste animal tornou-se algo chique. Pessoas pagam valores astronômicos para consumir a dor de um animal.
Ao longo dos anos, vendo coisas inexplicáveis feitas a seres que não podem se defender, me fez cada dia mais tender para o fim deste consumo insano. Não há necessidade desse consumo pelo ser humano. Podemos sim ter todos os nutrientes necessários com o restante dos alimentos fornecidos pela natureza. E sabendo prepará-los, podemos ter momentos de incrível prazer com qualquer um deles.
Mas, sei que existem fazendas que criam animais de forma responsável, até pela qualidade da carne oferecida ao público. São excessões, mas existem. Só não consigo entender como você convive com alguns seres vivos por anos e depois os extermina para comércio. Não teria essa coragem, jamais.
Tenho um amor incondicional pelos meus animais. Duas gatas extremamente companheiras e carinhosas. Cheguei ao ponto de investir dinheiro na minha casa para adaptá-las. Eu e minha ex mulher gastamos a quantia absurda de R$6.000,00, com ajuda do meu pai, quando um outro gato ficou internado com infecção generalizada, e uma das gatas quebrou a pata e precisou operar. Sem arrependimento, porque isso é amor.
Mas por outro lado, jamais enchi o saco de ninguém para que a pessoa tomasse a mesma atitude que eu. O vegetarianismo é uma ideologia de vida, um amor incondicional aos animais. A pessoa tem que descobrir isso dentro dela. Forçar a barra não fará efeito. Conhecimento é o que torna alguém vegetariano, associado a extrema compaixão por todos os seres vivos da Terra.
Ontem mesmo, ao dar almoço para o meu filho de um ano, dei a carne que a mãe preparou. Um dia, quando ele tiver capacidade, explicarei a minha escolha, deixando livre para que ele siga ou não, de acordo com o que considerar melhor. Pena que, mesmo assim, já ouvi dizer que sou chato, porque tomei uma escolha que afeta exclusivamente a minha vida.
E apesar de o que podem dizer e criticar, minha escolha é e sempre será respeitar e amar os animais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário