terça-feira, 5 de março de 2019

EMPATIA


Brasil é um país onde não existe mais empatia. As pessoas são absolutamente incapazes de se colocarem no lugar do outro, em qualquer situação. A ideia de que brasileiro é solidário é uma piada das mais sem graça. Brasileiro só quer o próprio bem. Quer se dar bem em todas as situações, não importa o quão prejudique outras pessoas ilegalmente pra isso.
Remeto ao meu texto “Um motivo para se ter ódio” para demonstrar tal fato. Um ser, que tenho dúvidas se posso chamar de humano, pai de uma menina, me prejudicou deliberadamente ao meu fazer perder a primeira festa de aniversário do meu filho. Sendo pai, ele deveria saber da importância que é isso, assim como várias pessoas, de caráter pra lá de duvidoso que defenderam essa canalhice (apesar de ser a ínfima minoria. A grande maioria já sabe do tipo de canalha este ser é).
Vejo isso também como ciclista. O que tem de motorista que se acha no direito de parar, e até estacionar na ciclovia, é uma grandeza. Os caras não estão nem aí se vão colocar a vida de pessoas em risco, se vão deixar pessoas aleijadas, se filhos ficarão sem pais. Querem apenas o próprio proveito momentâneo. E se você reclama, ainda se acham no direito de defenderem a aberração que estão cometendo.
Quarta feira, dia 27 tive um desses momentos. Eu sou o tipo de ciclista que reclama abertamente. Já filmei e bati boca várias vezes. Tive que desviar de um carro na rua Prates, e quase peguei o motorista, que estava parado na frente do carro. Quando eu parei pra tirar satisfações, começamos um bate boca feio, e o cara me deu um soco no nariz. A raiva que me subiu foi tão imensa, que eu quebrei o óculos do cidadão na porrada, até algumas pessoas nos separarem. Depois eu chamei a polícia, o que foi um verdadeiro show negativo para a empresa que o cara fazia parte. Mas as pessoas envolvidas em momento algum aceitaram o erro. O problema é ter ciclovia. Típico de brasileiro.
Um povo que joga lixo na rua e cria intensos alagamentos, que abandona animais porque tiveram cria, que não da a mínima pra leis de trânsito, que tenta tirar proveito em esquemas de corrupção. Um povo que desvia itens de doação para vítimas de tragédia. O tempo todo temos exemplo de pessoas que buscam jeitinho pra se darem bem da forma mais sórdida possível.
Um povo que não tem qualquer respeito pelo próximo, pelos direitos que cada um tem. Um povo que não se importa com o sofrimento alheio, nem com o bem estar da própria comunidade.
Estou sendo genérico e generalizando, é verdade. Mas quantos em porcentual podemos retirar desse montante? 5%? Se for isso, é muito.
Que tipo de esperança podemos ter para um povo desses?

Nenhum comentário:

Postar um comentário