sexta-feira, 16 de novembro de 2018

A ELEIÇÃO DA BURRICE


Devo debater sobre política há uns 20 anos. Desde meus tempos de adolescência, no cursinho, conhecendo especialmente os grandes filósofos e a história da humanidade, bem como do nosso país, passei a entender com clareza que esses conhecimentos eram essenciais para a própria evolução da raça humana.
Como uma pessoa muito preocupada com a justiça social, sempre gostei muito do que escreveu Marx, assim como todos aqueles que tinham preocupações reais com as minorias e os menos favorecidos. Nesse ponto tenho um nojo imenso do comunismo implementado pelos países europeus, que acabou se espalhando pelo resto do mundo, pois foi uma deturpação irremediável de uma teoria que poderia ter salvado a raça humana.
Ainda assim, a ideia de Marx é brilhante e atemporal. O Capital é a explicação mais brilhante das razões que nos trazem tanta injustiça social, bem como um livro indispensável para qualquer pessoa de bom senso e bom caráter para desenvolver ideias para melhorar a vida da humanidade.
Mas o fato de debater sempre abriu minha cabeça. Tenho muitas críticas à própria teoria de Marx, como por exemplo a “ditadura do proletariado”, que  é o prenúncio de uma tragédia. Da mesma forma, gosto de muita coisa que teorias de direita trazem, especialmente do liberalismo.
Depois de tanto debate, leitura e busca, fico boquiaberto em como as pessoas estão caminhando para trás. Acho que todo mundo deve ter recebido centenas de mensagens falando sobre comunismo, liberalismo, Venezuela, ditadura... é quase um freak show contínuo.
Latente é o desconhecimento sobre tais assuntos. As informações e associações de fatos e pessoas é uma aberração sem fim. Pessoas que nunca leram os grandes pensadores de cada assunto, como Marx, já citado, Adam Smith, John Locke, mas por compartilhamento de whats up acreditam serem grandes filósofos. Aliás, o filósofo modelo da maior dessas pessoas é o desprezível Olavo de Carvalho, que na minha opinião faz algum tratamento médico dentro de um hospício e um monte de gente acredita que ele é um intelectual. Um astrólogo de formação, diga-se de passagem.
Pessoas que desconhecem a história do país em que vivem, ou que pegam um fato isolado e defendem a situação com unhas e dentes, sem se preocupar com consequências, com aspectos negativos.... um show de horrores.
João Amoêdo, candidato do partido Novo, um homem que vem de fora da política, e um dos poucos que consegui admirar muitas ideias e uma postura muito mais branda e regada a diálogo, me decepcionou imensamente com o conceito apresentado de liberalismo que ele mesmo defende. O cara acha normal ser liberal na economia e conservador nos costumes. Dessa forma, vemos que nem ele mesmo sabe o que é o liberalismo que ele defende. Bem como defender um candidato no segundo turno que prega a ligação de Estado e religião, repressão e perseguição de aliados. Que porra de liberalismo é esse?
Muitas das pessoas que considero mais inteligente no planeta estão apresentando argumentos incrivelmente pífios e tendenciosos. Fecham os olhos para alertas feitos de pessoas do mundo todo. Associam sempre nossa esquerda com teorias comunistas, o que não tem qualquer mínima semelhança. Aceitam a defesa de tortura, assassinato, opressão, homofobia. Há pessoas que acham que a homossexualidade é transmissível!!!!
Nunca foi tão fácil conseguir conhecimento. E não só de forma aleatória, mas de fontes confiáveis. Há como bater e confrontar informações, analisar opiniões de diversos teóricos, bem como analisar todas as críticas, elogios e fatos, de acordo com o que ocorreu na nossa história. Mesmo assim, nunca fomos tão reféns de boatos, fake News e extremismos, o que deixa nosso futuro num abismo sombrio e sem esperanças.
Viva a burrice!

Nenhum comentário:

Postar um comentário