domingo, 22 de dezembro de 2013

TORCER PARA CBF NUNCA MAIS!



Há pelo menos uns 15 anos que não torço pela seleção brasileira de futebol. Já expus muitos motivos em outros textos, e jamais verei aquelas pessoas como qualquer tipo de representante meu. Mas agora acho que extrapolamos todos os limites de tolerância que poderíamos ter para torcer para este tipo de time. O acontecimento deste final de ano deixou claro que não é somente nocivo torcer pela seleção brasileira, é burrice.
Não vou entrar no mérito sobre a ineficiência de se torcer por alguém só por esta pessoa ter nascido no mesmo pedaço de terra que você, nem na condenação veemente que faço de patriotismo, ideia que já matou centenas de milhares de pessoas ao longo da história, fazendo com que pessoas façam coisas estúpidas sem sequer acreditarem nisso. Hoje a ideia é mostrar somente a podridão política que envolve o time do Brasil.
Confesso que minha ingenuidade trouxe como ideia de que a Copa do Mundo no Brasil seria boa para o desenvolvimento do povo. Mas logo percebi a besteira que tinha feito. Primeiro pela escolha da sede paulista da Copa, onde uma empresa privada, agindo em nome de um clube de massa, ganhou milhões em financiamento público, deixando totalmente de lado os investimentos necessários para a estrutura do país, assim com a vida das pessoas. E como foi levada a cabo uma propaganda para que os torcedores deste time apoiassem esta ideia, em nome do amor que têm pelo time, esquecendo até que eles mesmos estão sendo roubados.
Ainda sobre o estádio, foi nojenta a situação onde um estádio já pronto deixou de ser escolhido em função de o presidente não ser amigo da CBF, enquanto o presidente do outro time o era. Naquele momento, a aceitação de patrocínios impostos pela FIFA, onde o clube teria claros prejuízos, e a não aceitação de um projeto que levaria a um custo milionário foram decisivos. Ficou claro que a escolha foi política, além de quem aceitaria o uso incondicional do dinheiro público.
Construir mega estádios na Amazônia ou no Mato Grosso, locais em que nem times de primeira divisão temos (no segundo caso apenas este ano tivemos o acesso de um time para a segunda divisão), com obras faraônicas e gastos monumentais para o uso durante um mês, para três ou quatro jogos deixou muito claro que nós, brasileiros, somos muito estúpidos mesmo.
Quem acompanhou o processo de construção para a Copa do Mundo sabe que é uma história escandalosa de desvio de dinheiro público, de compra de patrocínio, conchavos políticos, etc. A infra estrutura das cidades continua tão caótica quanto sempre foi, a violência está aumentando e os serviços públicos estão cada dia piores.
Mas tivemos nossa cereja no bolo, com o caso do rebaixamento da Portuguesa. A CBF denunciou o time por escalação de um jogador irregular, e o STJD condenou o time com base numa lei irregular, tudo para beneficiar um time grande do Rio, mas um time pequeno em moral. A CBF agiu dolosamente sim, pois deixou de realizar a publicação da condenação, e quando viu que estava prejudicada com o rebaixamento de dois times do Rio, agiu rapidamente para virar este jogo nos tribunais, para depois dizer que não tem culpa.
E uma vitória da seleção brasileira é a vitória deste grupo podre, sujo, que faz com que um esporte que movimenta milhões seja um ato de interesses. Uma entidade que faz sua articulação para que dinheiro público fosse enviado para empresas privadas, para lucros individuais, que nada irão contribuir para a melhoria de vida de quem quer que seja. Uma entidade que consegue ser ainda mais corrupta e imoral que nossos políticos.
Por todas estas razões, eu vejo como uma imensa estupidez qualquer pessoa torcer pela seleção brasileira na Copa. É o mesmo que torcer pela podridão do nosso país. Acredito piamente que vexames consecutivos deste time representaria a decadência deste grupo e a impossibilidade de fuga de nossos políticos, sendo que o futebol não mais poderia ser utilizado para manobrar a opinião, ou desviar o foco das coisas importantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário