terça-feira, 24 de dezembro de 2013

TEM QUE SER ASSIM!



“Tem que ser assim”. Acho que a frase do típico idiota que não tem a menor ideia do que está fazendo. Aquela pessoa que não sabe argumentar, que não consegue saber porque está defendendo determinado ponto de vista, mas quer se sobressair de qualquer jeito, e tenta impor sua vontade aos demais, sem ter qualquer razão para isso.
Poucas coisas são mais irritantes do que ouvir esta típica frase, de quem quer te obrigar a fazer algo que você não quer, tem argumentos e razões suficientes para não o fazer, mas mesmo assim está sendo obrigado. Neste momento você tem a plena certeza que está mais embasado, possui razões melhores, está mais apto, mas mesmo assim ainda tem que ficar discutindo com alguém que se recusa a usar o cérebro.
Frases como esta, e outras como: “Todo mundo acha isso, só você que não.”. Engraçado que por muitos anos o muito todo apoiou a escravidão, em suas diversas formas, apoiou massacres baseados em religião, muitos locais do mundo apoiaram golpes militares e ditaduras... será que é porque todo mundo faz isso que eu tenho que achar certo também?
Acredito piamente na democracia e em todos os seus aspectos. Já defendi aqui inúmeras vezes a necessidade do debate, da polêmica estar sempre em pauta, e de todos os lados terem a oportunidade de apresentarem seus argumentos, para que se crie um consenso, ou se chegue ao mais próximo possível do meio termo. Até mesmo porque, somente o debate é capaz de aumentar a capacidade de raciocínio, aumentar a inteligência das pessoas. Mas isso jamais poderia ser dirigido para massagear o ego de qualquer pessoa, na tentativa desesperada unicamente de vencer uma discussão.
Eu sou o tipo de pessoa que lê muito, busca informações, abre milhares de discussões e sempre leio e ouço opiniões diversas. Depois que entrei para o direito isso ficou ainda mais agudo. Sendo assim, claro que todo mundo é capaz de mudar meu modo de pensar, mas não pense que isso é fácil. A pessoa vai ter que usar a cabeça, argumentar, e muito. Vai ter que saber exatamente porque segue o que segue, porque faz as coisas desta forma. E vai ter que ouvir minhas réplicas.
O bom disso é que conheci inúmeras pessoas com uma inteligência prática impressionante, com capacidade de raciocínio e argumentação incríveis, que sabem defender pontos de vista que eu discordo com um brilhantismo invejável. Mas infelizmente a maior parte das pessoas ainda é do perfil do garotinho que é o dono da bola, e depois que leva um drible põe a bola debaixo do braço e volta pra casa, porque não quer mais brincar.
A típica pessoa que “tem que ser assim”, porque ela quer, porque a bola é dela, porque ela manda e você obedece. A típica pessoa medíocre, que não tem conhecimento nem competência para estar naquele debate, que não é capaz de ensinar nada a ninguém, mas que quer apenas exercer o poder.

Nenhum comentário:

Postar um comentário