sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Eu estou fazendo a minha parte



Numa campanha política, ouvimos muitos políticos comentando sobre cada um fazer sua parte para melhorar o país, que as pessoas que não fazem sua parte, que o partido de oposição, quando governo, não fez sua parte, bla, bla, bla. Daí surgem novos candidatos a líderes, dizendo que farão sua parte, lutando por educação, brigando por verba, abrindo instituições de ajuda, doando verbas, etc.
Tudo isso não passa de merda. Primeiro porque a situação não muda com tais atitudes, até porque boa parte delas é só da boca pra fora. Pessoas continuam ganhando muito enquanto outras vivem abaixo da linha de pobreza. Muitos querem se dar bem a qualquer custo. A maior parte das pessoas não ama ao próximo.
Posso dizer, então, que com certeza tenho feito minha parte para fazer do mundo um lugar melhor. Não faço doação para nenhuma instituição de qualidade. Nem participo de movimentos revolucionários em pró de alguma causa, nem sequer me meto na política para tentar mudar o mundo. Mas eu tento dar alguns bons exemplos para algumas pessoas um tanto quanto perdidas no mundo.
Ao longo de toda a minha vida eu sempre busquei ao máximo tratar nem as pessoas. Tentei sempre ser compreensivo, amigável, gentil e evitar brigas desnecessárias. Logicamente não sou um ser perfeito, e nem tenho sangue de barata, então tem hora que não da pra ser tão legal assim. Mas, mesmo assim, procuro não guardar raiva de ninguém, tirar as magoas do meu coração, e sempre que possível manter um bom relacionamento com todo tipo de pessoa.
Quando as pessoas são tratadas com gentileza, a tendência é te tratarem assim, e te admirarem o tempo todo. Você se torna uma pessoa agradável para a maioria das pessoas.
Da mesma forma, ser honesto é tudo. Você tem tudo o que precisa para ser feliz no mundo, e destruir a vida das pessoas não irá te fazer mais feliz. Pelo contrário, mesmo que não pareça, isso irá te trazer alguns problemas ao longo da sua vida. Provavelmente você não irá ficar rico se for honesto, e vai ter que trabalhar realmente muito na vida, mas pra que raios você precisa da merda de um tênis de R$300,00? Pra que você vai gastar mais de R$1.000,00 num turno, ou gastar a metade do preço de uma casa em um carro, cheio de apetrechos que servem para muito pouco? Aliás, é realmente necessária uma casa que vale um milhão de reais?
As melhores coisas da vida são simples: um beijo de alguém que você ama; um abraço de alguém que você não vê há anos; crianças brincando com alegria; um gatinho ronronando na sua presença, ou um cachorro abanando o rabo pra você; ouvir uma música que te faz bem. Tudo isso não precisa de tanto dinheiro assim. E mesmo assim, as pessoas insistem em gastar a vida com bobagens que não vão trazer nada.
É tão difícil assim você dar passagem para uma pessoa? É tão complicado respeitar a lei de trânsito, e não querer levar vantagem quando o sinal está vermelho? É tão difícil você entender que uma pessoa não irá suportar a batida do seu carro, simplesmente porque você não consegue aceitar que a preferência é dele? É tão difícil você entender que pra você ganhar um salário imenso, muitos precisarão estar numa situação de miséria?
Eu acredito que, quando cada um começar a fazer sua parte nas pequenas coisas, tornando-se exemplos na vida, sendo honestos e minimamente compreensivos e gentis com as pessoas, respeitando opiniões, pontos de vista e diferenças, não precisaremos mais de heróis que façam tais promessas e afirmem serem salvadores da pátria, a pátria naturalmente estará caminhando para a salvação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário