segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Vida após a morte


Nasci numa família espírita. E por diversas experiências e pela maneira como as coisas ocorrem no nosso dia a dia, acredito plenamente que exista uma “vida após a morte”. Não sei se existe a reencarnação, mas acredito que tenhamos um espírito. Também não sei se ele continua a viver da mesma maneira que vive no nosso corpo, ou se ele se torna alguma “força” no universo. Indagações que não temos como responder em vida, exceto pela ignorância do conhecimento verdadeiro, que nos fazem apenas ter suposições.
Mesmo assim, acredito que algumas emoções que sentimos não podem ser criadas somente pelo nosso corpo. Você sentir angustia com alguma coisa que está na sua mente, não pode ser provocada somente por partes do seu corpo, como coração e cérebro. Acho que fatores emocionais, que fazem mais ou menos sentido para nós, criam tais emoções. Se você ama muito uma pessoa, vai se preocupar demais com o fato dela estar feliz ou triste. E se ela estiver triste, você ficará triste também, mesmo sem ter algum problema físico que cause isso.
Pra mim são evidências que temos uma alma além do corpo. Fora o fato de ouvirmos centenas de relatos de pessoas que viram espíritos, conversaram com espíritos, ou que já fizeram cirurgias espirituais, receberam entidades, etc. Não que isso seja prova de alguma coisa, mas de certa forma, faz sentido para o que temos de concreto. Nos faz manter a crença de que temos uma alma. Obviamente, não podemos provar nada, e nem ao mesmo argumentar logicamente isso. Mas podemos supor, tão somente.
O que as pessoas não conseguem entender, é que acreditar em vida espiritual não significa, que forma alguma, acreditar em deus. Aliás, não entendo como as pessoas juntam tanto as coisas, como premissas inseparáveis. Temos tão somente um livro que traz um monte de histórias, que não podemos provar serem verdadeiras ou não, que dizem que deus criou tudo. Se este livro nunca tivesse sido descoberto, continuaríamos a acreditar que existe um deus que faz o trovão, outro que faz a chuva, outro que faz o fogo, etc. E se a ciência não tivesse provado muito coisa, ainda acharíamos que Eva veio da costela de Adão.
Por pura convenção muita gente acha que espíritos só podem existir por causa de deus. De onde tiraram isso? Desde quando precisamos necessariamente de um deus pra mantermos a vida após a morte? Se existem tantas pessoas capazes de acreditar que a vida em si é distinta de deus, por que não podemos acreditar que a alma é distinta de deus? Minha alma pode seguir seu rumo natural após sair do meu corpo, seu que haja um deus pra isso.
Posso admitir que exista um ser que guie tudo, apesar de não acreditar e nem achar tão possível assim. Mas, caso eu esteja errado, e isso realmente existe, claramente este ser é tão imperfeito como eu, e ou não consegue controlar o que criou, ou não está muito preocupado com isso. Talvez os corpos que dê para suas almas habitarem sirvam só pra experiências sádicas, sei lá. Mas acho mais provável o fato de cada alma seguir sua própria evolução, natural, como o nosso nascer, crescer e morrer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário