terça-feira, 11 de outubro de 2011

Um exemplo que fica


Sem a menor sombra de dúvida, dia 08 de outubro de 2011 foi o dia mais triste que eu vivi. Nesse dia o mundo perdia Edson Araújo Vieira. De maneira rápida e repentina, num dos melhores momentos de sua vida, ele nos deixava. Ficam sua mulher, seus três filhos, e centenas de amigos, que irão sentir saudade para sempre.
Consigo me lembrar do dia que ele olhou feio pra mim, descendo a escada do quarto da Vanessa, com ciúme dela. E vários dias ranzinza, enquanto eu tentava mostrar que não estava brincando com ela. Lembro também do dia que ele me deu uma bronca danada, porque liguei tarde pra ela. Mas lembro bem do quanto sua atitude ao longos dos tempos foi mudando, e aos poucos ele foi se tornando simpático e extremamente agradável comigo (apesar de sempre sentir ciúme da filha). E agora, pedindo a neta, em pouco tempo, para que pudesse curtir com ela.
Algumas pessoas conseguem criar em nós uma admiração incomparável. Ele era uma dessas pessoas. Soube pela Vanessa de muita coisa que ele fez e viveu, de muitos de seus gostos, de suas atitudes, erros e acertos. E depois de tudo o que ele me disse, e tudo que eu vi com meus próprios olhos, tenho certeza que ele deixa este mundo como um exemplo a ser seguido. Todas as pessoas, sem uma única exceção, cometem centenas de erros na vida. Todos cometem erros gigantescos. Poucos têm a coragem, inteligência e humildade de aprenderem e corrigir seus erros. Ele foi um destes homens. Em silêncio, sempre mostrou que podemos melhorar como pessoa, aconteça o que acontecer.
Mas mais do que isso, um homem que consegue criar uma família tão maravilhosa quanto aquela, não pode nunca ser tratado como um ser humano qualquer. Tenho a alegria de ter uma ótima sogra. O tipo de mulher que está sempre pronta pra ajudar alguém, e nunca deixa de dizer a verdade. Os três filhos, todos grandes pessoas, que com o próprio esforço têm feito suas vidas de maneira brilhante. Dentre elas, minha noiva, uma mulher que só quem conhece sabe o quão maravilhosa é.
Quando você vê um velório com cerca de duzentas pessoas (isso ainda se eu consegui contar bem num momento tão difícil), onde uma empresa privada libera um ônibus de transporte público para levar as pessoas para o enterro, você entende que ali o mundo perdia um ser especial. E naquela hora a única coisa que eu poderia pensar é que eu espero que minha vida seja tão boa, que eu consiga pelo menos metade daquela gente no meu enterro...
Não imaginei que seria assim, inclusive pra mim. Não imaginei que isso me deixaria tão abalado como deixou. Fiz tanto pra ver a minha princesa feliz ao longo dos últimos anos, e em uma tacada o destino acabou com tudo. Nosso casamento foi pensado não só pra nossa felicidade, mas para que todos os que estivessem ali presentes, especialmente pais e padrinhos, vivessem um dia inesquecível, e soubessem que as duas pessoas que eles criariam e cultivaram como amigos, por laços sanguíneos ou por serem irmãos de vida, estavam felizes, e eram vencedores.
A única coisa que podemos fazer agora pra honrar esta vida, é sermos realmente felizes, e continuar o amor, a humildade e a alegria com que ele guiou sua existência, fazendo amigos e deixando pessoas satisfeitas ao longo de uma vida inesquecível. Com certeza ele irá ver, de uma vista privilegiada, a felicidade com que ele deixou este mundo.
Pra mim é uma honra indescritível ter a alegria de chamar de esposa a mulher maravilhosa que ele concebeu, assim como ser aceito para a família espetacular e inigualável que ele criou. O legado que este homem criou no mundo sempre viverá no coração de todos aqueles que um dia foram abençoados pela chance de conviverem com alguém assim.
Até breve.

2 comentários:

  1. É difícil Roberto, temos que pensar na felicidade de ter convivido com ele e continuarmos convivendo com esta famila maravilhosa.
    Juliana

    ResponderExcluir
  2. A dor é sempre de quem fica..Que os bons momentos vividos juntos com ele se eternizem!!! Meus sentimentos a família de vocês!!!Quem vai sempre deixa essa saudade absurda, o tempo vai trazer o conforto... acreditem!!!

    ResponderExcluir