segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Melhor ser ateu


Imagine você ter esperança, fé, e confiança de que algo superior vai ajudar a sua vida, e de repente, tudo acaba. Morte fulminante, doença grave, estupro, adultério, traição, qualquer tipo de tortura. Você é honesto, faz tudo da melhor forma possível, procura melhorar sempre, e sempre faz suas orações, não importa o que aconteça. Mas mesmo assim, as coisas afundam de uma hora pra outra. Creio que você confiar em alguém e ser traído é uma das piores decepções que podem ocorrer a uma pessoa.
Por isso não acreditar em Deus é a melhor opção. Não há dependência. Eu não espero nada de um ser divino, de um amigo imaginário que pode não passar disso. Eu simplesmente ajo. Eu procuro ser melhor a cada dia. Me esforço, luto, e procuro superar todos os obstáculos. Não vou me sentar e aguardar um milagre que não vem. E também não vou creditar meus sucessos a uma entidade, que nas horas ruins, simplesmente sumiu. O sucesso será meu mérito, o fracasso será meu erro. Simples assim.
E daí vem aquela premissa de que se apostarmos na inexistência de Deus e ele existir, agente perde, sendo então melhor apostar em Deus. De onde tiram essas idéias malucas? Que porra de Deus doente é esse que se virará contra nós se não agirmos a seu favor? Só porque eu não quero me ajoelhar e lamber seu rabo, ele vai ficar nervosinho e me condenar ao sofrimento eterno? Que amor de merda é esse? Que bondade total é essa? Prefiro ir contra essa atrocidade mesmo.
No mais, pensemos nos maiores criminosos da história da humanidade: Hitler, Bush, Napoleão, imperadores egípcios, Mussolini. Pensemos em como a igreja católica adquiriu todo seu poder, nas pessoas mortas na fogueira, torturadas por serem contra aquela fé. Em cruzadas que mataram centenas e milhares de pessoas por propagarem uma fé diferente. No apoio católico ao nazismo. Pensemos no judaísmo, que subjuga muçulmanos e os confina num pequeno pedaço de terra, matando por qualquer razão. Pensemos em homens bomba de Alá, que justificam sua guerra santa a razão para aniquilar pessoas aos montes. Tudo feito em nome de deus.
Em compensação, quando tivemos, na história da humanidade, massacres em nome do ateísmo? Quando um povo ateu quis aniquilar vizinhos por acreditarem em coisas diferentes? Quando um grupo de ateus financiou ou apoiou regimes segregadores que buscavam apenas matar, escravizar ou roubar outras crenças? Não, o ateísmo não tem sangue em sua história, exceto pelos assassinatos dos ateus por crentes de todos os tipos. Nenhum ateu tem que justificar a continuidade de sua religião, sabendo que ela fez muita gente sofrer. Não há sangue nas mãos do ateísmo. Já as demais...
Por isso diante das opções, evidências e fatos, não há o que se pensar. Acreditar em deus é perder tempo, sofrer e se iludir. Buscar soluções ilusórias para problemas reais. Ser ateu é enfrentar de frente os problemas, lutar com todas as forças e acreditar em seu próprio potencial, independente do que ocorra. Saber que seus erros o levarão à queda, assim como seus acertos o levarão à glória. Sem desculpas, sem fugir. Você age com sua coragem, e assume as rédeas da sua vida.
Por isso eu prefiro ser ateu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário