quinta-feira, 28 de março de 2013

DIREITOS HUMANOS PARA CRIMINOSOS


Há muito tempo venho ouvindo alguns grupos na sociedade se colocarem contrários ao emprego de direitos humanos para presos por crimes contra a vida ou crimes hediondos. Guiados por uma revolta extremada, essas pessoas pregam vingança contra criminosos, seja matando todos, seja criando mecanismos de tortura e dor que o façam sofrer algo pior do       que empregaram à vítima. Estamos voltando cada dia mais em nossa consciência para a lei de Talião.
Eu presenciei o que é perder um ente querido, e o quanto isso destrói completamente a estrutura de toda uma família. Sei como é a dor diária da ausência. E por isso acredito que tenho todas as condições de afirmar categoricamente aqui que esse “vingancismo” é estúpido, sem sentido, e só nos levará aos dias sombrios de, no máximo, uma Idade Média.
A solução da criminalidade não passa, jamais, por um imediatismo pautado em rancor e ódio. Dizer que matar criminosos irá resolver os problemas é uma baita falta de conhecimento sobre nossa própria história, e sobre a realidade de países que ainda insistem em adotar esta pena sem sentido.
Muitos fatores podem levar pessoas a cometerem  crimes. Primeiro, e mais comum de todos, é o fato social. Um sujeito que vive a vida toda em local propício para o crime, que passa a vida lutando apenas para sobreviver, que por vias honestas tem um dificuldade tremenda pra conseguir qualquer coisa, e de repente vê no crime um salto para conseguir o que ele provavelmente jamais conseguiria, não pode ser culpado único de uma situação que ele não criou.
É necessário investir em educação, em saneamento básico, saúde, segurança, e principalmente, dar a todos as mesmas oportunidades, para que possamos diminuir sensivelmente este índice de crimes, que cresce em progressão geométrica. Claro, não é suficiente para zerarmos os números, mas quanto menos oportunidades as pessoas tiverem para entrarem neste universo, maiores serão as chances de termos uma vida mais pacífica.
Outro fato importante é a estrutura familiar. Famílias desunidas, com pais problemáticos, viciados ou frios e duros demais tendem a gerar revolta em seus filhos. E estas revoltas poderão ser externadas de diversas maneiras: a pessoa poderá se tornar tão fria quanto os pais, poderá se envolver com drogas ou com bebidas, poderá se tornar o tipo de pessoa sem auto estima e se tornar um “fracassado”, assim como poderá trazer suas frustrações para o mundo do crime.
Por fim, acredito piamente que muitas atitudes criminosas são frutos de problemas psicológicos. Não dizer que o sujeito é maluco, mas sim que devido à nossa vida em sociedade, muita gente acaba por perder, mesmo que parcialmente, o seu juízo perfeito. Basta ver a loucura que vivemos para irmos trabalhar todos os dias, enfrentando condução lotada, pagando caro pra tudo quanto é serviço que temos que usar. Ver quem nunca esteve com parentes doentes e teve seu atendimento retardado ou negado por hospitais, especialmente os hospitais privados. Ou quem chegou em casa extremamente cansado e teve que aguentar a madrugada toda aquele maldito vizinho funkeiro que ligou sua música no último volume e não deixou ninguém dormir. Entre tantas outras situações extremas que somos obrigados a viver.
Certamente muitos de nós, pra não dizer todos, sentimos uma vontade incontrolável de esmurrar quem causa esses problemas, pelo menos a ponto de arrancar no braço todos os seus dentes. O que te faz pensar que muita gente perde completamente o limite e acaba por fazer isso, ou coisa pior. Basta olhar a realidade em que vivemos, e como as coisas acontecem.
Centenas de pessoas procuram psiquiatras para controlar emoções que se tornaram incontroláveis, sendo obrigadas a tomar remédio por muito tempo. Alguns choram, outros gritam, outros não conseguem dormir. Por que não da pra entender que muitas pessoas perdem a capacidade de controlar até mesmo seu instinto mais animal?
Por todas essas razões acredito que nossa sociedade vive primordialmente uma crise intelectual, incapaz de analisar de maneira completa a situação em que vivemos, propondo soluções simples, arcaicas e desumanas, para fatos que estão inseridos num contexto muito complexo. O que, consequentemente, não trará qualquer tipo de melhoria para ninguém.
Acredito que, ainda mais lidando com cristãos, não temos o direito de tirar a humanidade de ninguém, por pior que seja a pessoa. Tratá-la de maneira degradante só vai fazer com que ela, ou todos os que o cercam e agem da mesma forma, só piorem. Tratar criminosos como animais, humilhá-los ou trazer uma dor desmedida não é ruim somente pra eles, é ruim para nós, pessoas honestas, que estamos ajudando a fomentar um ódio ainda maior, um ainda maior sentimento de vingança e, pior, estamos nos tornando tão criminosos e animais quanto quem criticamos. E consequentemente, perdendo inclusive nossa condição de seres humanos.

2 comentários:

  1. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  2. Se estas defendendo ainda os bandidos, então merece ser de anovo alvejado por bandidos! Es um covarde e liberasta frouxo!

    ResponderExcluir