domingo, 24 de março de 2013

DISCUTIR POLÍTICA


“O problema daqueles que não gostam de discutir política é serem governados por aqueles que discutem”. Essa foi minha primeira frase aprendida na faculdade, no curso de Ciências Políticas. Acredito que este seja o maior e mais terrível problema vivido pela sociedade brasileira. As pessoas aqui acreditam que discutir política é algo impossível e passível de brigas.
Sinceramente, acho que temos muito a evoluir ainda. Chegamos num ponto onde todo mundo acha que todos os partidos são iguais, que todos os políticos são iguais e que não vale a pena se interessar por política, pois sempre será assim.  Pra muita gente o PT e o PSDB são a mesmíssima coisa. Lula e Fernando Henrique fizeram governos idênticos.
É verdade, temos problemas sérios com honestidade. Não posso dizer que nossos políticos são desonestos, porque nosso povo tem uma tendência forte em ser desonesto, querer levar vantagem em tudo e não se importar com o próximo. Existem diversas razões históricas pra isso, das quais já comentei algumas, e outras não valem a pena serem comentadas no momento.
Mesmo assim, estamos dando carta branca para gente potencialmente muito ruim há muito tempo, e ao longo de seus governos, não fazendo nada para impedir seus desmandos. As pessoas votaram na última eleição presidencial de acordo com a orientação religiosa dos candidatos, ou seu posicionamento sobre alguns temas polêmicos. Desprezou-se a qualidade política, o histórico, as realizações de cada partido.
Muita gente colocou os dois partidos que governaram o país anteriormente como idênticos, especialmente por alguns direcionamentos econômicos e pelo longo histórico de roubalheira. Mas foram diferentes. Socialmente, estruturalmente, externamente. PT e PSDB apresentaram inúmeras diferenças, mas o desinteresse das pessoas as impediu de analisar tais diferenças.
Tenho muitos amigos que votam no PSDB, mesmo eu sendo completamente contrário a tal partido. Da mesma forma, tenho amigos de extrema esquerda, que acreditam que só um partido radical poderia solucionar o país. Muitos deles já proporcionaram debates e discussões muito interessantes, algumas vezes que me obrigaram a pesquisar coisas pra poder argumentar melhor.
No entanto, o crescimento social que podemos ter ao discutirmos política é incomparável. Mesmo sendo o candidato que você votou, o partido de sua preferência, você tem por obrigação como cidadão estar inteirado do que ele faz, como usa o dinheiro que você injeta no poder público, como administra nossos bens, como lida com questões sociais. E principalmente, o que faz da sua confiança.
O crescimento social depende de um maior interesse e um maior conhecimento de política. Debater e confrontar posicionamentos é essencial. Entender como a mídia vem manipulando eleições, posicionamentos, entender o que realmente é um governo de esquerda, ou um de direita, entender como realmente funciona o governo de Hugo Chávez, como é o Estado de Israel.
Claro, pode gerar discussões, mas isso nunca será ruim. Você ter a possibilidade de adquirir novos conhecimentos de quem pensa diferente de você, e até mesmo de transmitir conhecimento e novas ideias, não pode ser algo ruim. Mas, claro, alguns babacas irão ficar com raiva de você por você criticar, elogiar, por você contestar. Talvez algumas pessoas parem de falar com você se você se colocar contrário ás suas opiniões. Infelizmente tem gente idiota a este ponto. Mas são as pessoas que têm medo de serem contrariadas e que são incapazes de aceitar quem pense diferente. Ou que têm medo da imagem que irão passar para seus pares.
Discutir política é primordial. Sem isso, nenhuma sociedade poderá evoluir. E acredito piamente que conhecer sobre política deveria ser dever cívico e moral de qualquer pessoa que assuma publicamente possuir um cérebro. Se o tem, deve minimamente usá-lo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário